Distrito Federal
Por meio de parceria, Saúde acelera atendimentos da fila de espera no Rally dos Sertões
Cerca de mil pacientes que estavam na fila de espera da Secretaria de Saúde (SES-DF) para procedimentos de oftalmologia, dermatologia e ortopedia foram atendidos durante ação social promovida no Rally dos Sertões de segunda (19) a quarta-feira (21), na Arena BRB Mané Garrincha. Duas unidades móveis (carretas), montadas com tendas e cadeiras no lado externo, foram colocadas à disposição do público.
A iniciativa é fruto de parceria entre a secretaria e a organização itinerante Saúde, Alegria e Sustentabilidade Brasil (SAS Brasil). Durante a ação, foram registrados 60 atendimentos em ortopedia e 55 em dermatologia – nesse último caso, com 22 biópsias -, além de 840 em oftalmologia, com mais de 230 óculos doados.
Para a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Bianca Lima, o evento representou um grande avanço, pois reduziu as filas de espera no serviço público. “Foi de extrema importância para o usuário da rede, por meio da ampliação do atendimento médico especializado e gratuito, além de utilizar unidades móveis equipadas para oferecer serviços de saúde”, ressaltou.
Consultas
Nas consultas oftalmológicas, as crianças e adolescentes passaram por exames de olhos e visão, distúrbios visuais e de refração e acomodação. Na dermatologia, foram atendidos pacientes que estavam na fila de espera para procedimentos simples e para consultas de carcinomas – tumores – de pele.
Para a especialidade de ortopedia, foram encaminhados pacientes que aguardavam consultas clínicas para casos de artrose primária de joelho, artrose primária de quadril, síndrome do impacto do ombro, lesão do músculo e tendão do manguito rotador do ombro e bursite do olécrano – parte superior do cotovelo.
Desafogando a fila
Mais de 50 voluntários se apresentaram para prestar atendimentos no Rally dos Sertões, entre profissionais de saúde cadastrados pela SAS Brasil. O objetivo da ONG é desafogar a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) pelas cidades por onde as carretas passam. Esta foi a primeira vez que a ação contemplou Brasília. Seguindo o percurso do Sertões, a rota da organização social passará, na sequência, em Santa Maria da Vitória (BA), Cavalcante (GO) e Posse (GO).
*Com informações da Secretaria de Saúde
Fonte: Agência Brasilia
-
Saúde18 horas atrás
Rio: Saúde libera vacina contra meningite para profissionais de saúde
-
Distrito Federal20 horas atrás
Sancionada lei que veda diferenciação de elevadores no DF
-
Mundo18 horas atrás
Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
-
Política18 horas atrás
Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes