MENU

Distrito Federal

População do Gama pode aproveitar serviços do Saúde Mais Perto do Cidadão até sábado (19)

Amarildo Mota

Públicado

em

Nesta quarta-feira (16), o Saúde Mais Perto do Cidadão desembarcou no estacionamento do estádio Walmir Campelo Bezerra, popularmente conhecido como Bezerrão, levando atendimentos públicos gratuitos em saúde para a comunidade – de consultas de rotina até a exames de sangue, mamografia, eletrocardiograma, entre outros. A estrutura montada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) ficará na cidade até sábado (19).

Para acessar os serviços, basta apresentar documentos como carteira de identidade, CPF e o cartão do SUS; senhas são distribuídas por ordem de chegada a partir das 7h | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

As tendas chamam a atenção de quem passa pelo local. Entre elas a dona de casa Michelle Adriana da Silva, de 46 anos. Ela se consultou com médico clínico geral e oftalmologista – de onde saiu com a receita pronta para encomendar um novo par de óculos. “É maravilhoso, porque você não enfrenta fila e evita tempo de espera”. Ela reforçou a facilidade no acesso por estar perto de casa e encorajou outros moradores a visitar a estrutura.

“Podem vir, funciona perfeitamente e o pessoal atende muito bem. As pessoas às vezes ficam desconfiadas ou com vergonha por ser uma coisa oferecida pelo governo e não dão muito valor. Mas, você sai daqui com tudo pronto. E é de graça, o que é melhor ainda”, completou.

Quem quiser seguir o conselho de Michelle da Silva basta comparecer ao estacionamento do Estádio Bezerrão. As senhas são distribuídas por ordem de chegada a partir das 7h. Para acessar os serviços, basta apresentar documentos como carteira de identidade, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é preciso informar um número de telefone para contato.

“O Saúde Mais Perto do Cidadão faz parte da diretriz do governador Ibaneis Rocha de sairmos dos gabinetes e levarmos os serviços públicos para perto da população. Além de aproximarmos o poder público do cidadão, garantimos que muitas pessoas tenham consultas e exames de forma rápida e com qualidade”, afirmou a vice-governadora do DF, Celina Leão.

“É um atendimento maravilhoso, com limpeza, organização, médicos nota 10″, diz a artesã Alzira Maria de Almeida

Criado em agosto de 2024, o programa soma 75 mil atendimentos nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia e oftalmologia.

Resultados dos exames

Os resultados dos exames feitos no Saúde Mais Perto do Cidadão podem ser retirados no local da coleta a partir do dia seguinte em que foram feitos. Eles também são enviados via WhatsApp (61 99812-6936) pelo sistema do laboratório de forma automática assim que forem concluídos e liberados.

O prazo para entrega dos exames de sangue é de 48h; de urina, 72h; e prevenção (PCCU), são 15 dias. Para consultar o resultado via WhatsApp, basta encaminhar uma foto do documento de identificação e aguardar o envio do laudo. A senha para acessar o documento é a data de nascimento do paciente.

A última cidade visitada pelo programa foi o Recanto das Emas. Antes, esteve em Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia e Riacho Fundo II. Estão previstas edições nas regiões administrativas de Santa Maria, São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II. A iniciativa conta com o apoio de emendas parlamentares do deputado federal Gilvan Máximo.

Participando pela segunda vez do programa, a artesã Alzira Maria de Almeida, 57, elogiou a iniciativa e a agilidade no acolhimento. “É um atendimento maravilhoso, com limpeza, organização, médicos nota 10, e para as meninas da equipe nem tenho palavras. Eu consegui fazer a prevenção, o exame de vista e também um eletrocardiograma”, detalhou.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta