Distrito Federal
Mais de um 1 milhão de passageiros devem passar pelo Aeroporto de Brasília em dezembro
Período marcado pelas férias escolares e festividades de fim de ano, dezembro promete aumentar a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek. Com a previsão de 1,3 milhão de passageiros ao longo do mês, o terminal contará com cerca de 8 mil pousos e decolagens e 142 voos extras para atender à alta demanda, que representa um fluxo 1,8% maior, em comparação com 2023.
De acordo com a Inframerica, administradora do terminal, a estimativa é que a data mais movimentada do mês seja no dia 5 de dezembro, com previsão de 318 pousos e decolagens e um fluxo de cerca de 46 mil pessoas. As outras datas com maiores picos devem ser as que antecedem a festividade de Natal. Os horários de maior fluxo estão concentrados das 6h às 10h e das 18h às 22h.
Destinos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte lideram as preferências, seguidos por cidades do Nordeste, como Salvador, Recife e Fortaleza. Brasília não fica para trás. A capital federal continua atraindo turistas e visitantes, com a estimativa de receber 390 mil desembarques somente em dezembro.
Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, a movimentação reflete o potencial da cidade como destino turístico e centro de eventos. “O ano de 2024 foi marcado por intensa movimentação em Brasília. Grandes eventos, como a Abav Expo e shows de artistas internacionais, geraram um impacto econômico significativo, beneficiando mais de 50 segmentos da cadeia produtiva do turismo”, afirmou. Segundo ele, a ampliação de voos internacionais também contribui para o fortalecimento econômico da região.
Expansão internacional
O fluxo de voos para fora do país também ganha destaque, com 67 mil embarques e desembarques previstos em 444 operações para o mês de dezembro. Dentre as novidades, a GOL Linhas Aéreas retoma, em 10 de dezembro, o voo direto para Cancún, no México, com duas frequências semanais, ampliando o leque de destinos internacionais. Atualmente não existem voos diretos do Brasil para este que é um dos maiores e mais famosos destinos turísticos do Caribe.
Em janeiro, será a vez da rota para Buenos Aires voltar a operar, com cinco frequências semanais, enquanto, em fevereiro, começa o voo para Bogotá, na Colômbia. Segundo o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, os novos voos reforçam o papel estratégico da capital. “A abertura de novas rotas movimenta toda a cadeia produtiva, desde o aeroporto até setores como agricultura e turismo. Estamos negociando novas ligações com destinos como Itália e República Dominicana, consolidando Brasília como um hub nacional e internacional”, destacou.
Os passageiros que embarcarem de Brasília contam atualmente com voos diretos para Lisboa, Miami, Orlando, Cidade do Panamá, Santiago, Lima, Buenos Aires (a venda de passagens já está aberta) e, agora, Cancún e Bogotá, aumentando o potencial de conectividade do terminal brasiliense.
Fonte: Agência Brasilia
-
Destaques14 horas atrás
Espírito Santo confirma a primeira morte por febre Oropouche
-
Esportes14 horas atrás
Bia Souza é indicada por Federação de Judô a prêmio de melhor do mundo
-
Distrito Federal13 horas atrás
Usuários do transporte coletivo do DF elogiam segurança e praticidade do serviço 100% digital
-
Educação11 horas atrás
Enem: provas de matemática e ciências da natureza são reaplicadas hoje