MENU

Distrito Federal

Ibaneis Rocha segue liderando disputa ao GDF com 51% dos votos válidos

Amarildo Mota

Públicado

em

Nesta quinta-feira (29), a pesquisa RealTime Big Data divulgou novas parciais sobre as intenções de votos na disputa pelo governo do Distrito Federal. De acordo com o levantamento, o atual governador e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha, segue liderando o pleito, com 51% dos votos válidos.

Vale destacar que os votos válidos (que excluem votos em branco e nulos) determinam o resultado da eleição. Nas disputas para os cargos de Presidente da República e Governador de Estado ou DF, os candidatos com mais de 50% dos votos válidos vencem o primeiro turno das eleições. Caso ninguém alcance essa porcentagem, é realizado um segundo turno.

Adiante, no que diz respeito aos demais candidatos à governador do DF, Leandro Grass (PV) está em segundo lugar com 20% das intenções de votos, seguido por Paulo Octávio (9%). Em sequência, Leila Barros (PDT) aparece empatada com Izalci Lucas (PSDB) com 8% dos votos. Por fim, Keka Bagno (PSOL) pontua 2% e é seguida por Coronel Moreno (PTB) e Renan Arruda (PCO) com 1%. Já os candidatos Lucas Salles (DC), Robson da Silva (PSTU) e Teodoro da Cruz (PCB) não pontuaram.

No cenário de votos totais, que englobam os votos brancos ou nulos (7%) e aqueles que não sabem ou não preferiram responder (6%), Ibaneis Rocha (MDB) também lidera com 44%, seguido por Leandro Grass (PV) com 17% e Paulo Octávio (PSD) com 8%. Leila Barros (PDT) e Izalci Lucas (PSDB) aparecem empatados com 7%. Os demais candidatos pontuam índices abaixo dos 3%.

A pesquisa RealTime Big Data foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro, tendo ouvido 1000 (mil) eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. O nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa junto ao TSE é DF-07228/2022.

Senado

A pesquisa também levantou as intenções de votos para o Senado Federal. Veja abaixo os resultados:

➝ Damares Alves (Republicanos) – 29%;
➝ Flávia Arruda (PL) – 28%;
➝ Rosilene Corrêa (PT) – 14%;
➝ Joe Valle (PDT) – 4%;
➝ Tenente Cel. Sousa Júnior (DC) – 1%;
➝ Dr. Carlos Rodrigues (PSD) – 1%;
➝ Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede) – 1%;
➝ Hélio José (PROS) – 1%;
➝ Expedito Mendonça (PCO) – 0;
➝ Marcelo Hipólito (PTB) – 0;
➝ Elcimara Souza (PSTU) – 0;
➝ Branco/Nulo – 10%;
➝ Não sabe/Não respondeu – 11%.

Continue Lendo

Em alta