Distrito Federal
Ibaneis anuncia a construção de novas UPAs na Estrutural e Guará
Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Nesta quarta-feira (16), o governador Ibaneis Rocha anunciou que a licitação para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Estrutural e outra no Guará está marcada para o mês de abril. Com essas duas estruturas, a atual gestão vai atingir a marca de nove UPAs construídas em quatro anos. Juntas, essas nove unidades vão somar aproximadamente 40,5 mil atendimentos por mês.
Para tirar do papel as sete UPAs já construídas nesta gestão, o GDF investiu mais de R$ 51 milhões e contratou cerca de mil profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e psicólogos. Servidores que já estão atuando nas unidades em Ceilândia, Paranoá, Gama, Riacho Fundo II, Planaltina, Vicente Pires e Brazlândia, todas com funcionamento 24h por dia.
“Ficaram faltando, no meu projeto de construção das UPAs, a da Estrutural e a do Guará. Com isso, nós vamos entregar na saúde do DF nove UPAs. Em 20 anos foram construídas seis e em quatro anos vamos entregar nove UPAs no Distrito Federal”, acrescentou Ibaneis RocHa.
Os trâmites legais para a construção das duas novas unidades estão em andamento. Para a Estrutural, o GDF pretende erguer a UPA próximo ao viaduto de entrada à cidade, entre o Jóquei e o viaduto.
“Vocês são alguns dos maiores pagadores de impostos da cidade, colocando à disposição do DF uma grande quantidade de recursos. Sabemos o número de pessoas que vocês empregam, pessoas que atendem à comunidade diariamente e merecem carinho. O Fauzi vai trabalhar para concluir esse projeto imediatamente”, garantiu o governador, referindo-se ao diretor do DER, Fauzi Nacfur Júnior.
“O projeto básico está pronto, na fase de orçamento e licenciamento ambiental”, Afirmou o Diretor do DER.
“Vamos licitar, no mês de abril, a UPA da Estrutural e mais uma no Guará, completando nove UPAs para atender 50 mil famílias a mais no DF, de modo a desafogar os nossos hospitais e dar mais qualidade à população” Destacou Ibaneis.
Mais unidades
Além das sete UPAs construídas, o GDF entregou dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dois hospitais modulares – um em Ceilândia, anexo ao Hospital Regional de Ceilândia, e outro em Samambaia, anexo ao Hospital Regional de Samambaia – e também o Hospital Cidade do Sol, construído no Sol Nascente/Pôr do Sol.
Esse reforço estrutural na saúde veio acompanhado da nomeação e contratação de mais de oito mil profissionais, o que reforça o compromisso do governo em melhorar o atendimento, mesmo tendo enfrentado dois anos de pandemia.
Fonte: Agência Brasília
-
Destaques18 horas atrásCartazes históricos do movimento negro serão digitalizados e expostos
-
Esportes18 horas atrásCruzeiro e Fluminense jogam pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
-
Mundo14 horas atrásUnião Europeia afirma que poderá admitir novos membros até 2030
-
Economia14 horas atrásEstudantes do Pé-de-Meia podem escolher como investir benefício