MENU

Distrito Federal

Grupo de planejamento e equipe de supervisão contra a dengue são criados

Amarildo Mota

Públicado

em

A Secretaria de Saúde (SES-DF), por meio da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, instituiu um grupo de planejamento e uma equipe supervisora para ações de controle vetorial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ordem de serviço foi publicada na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (3).

“O grupo irá se reunir semanalmente para avaliar os indicadores e, assim, eleger as áreas prioritárias nas quais as atividades deverão ocorrer. Eles farão ainda os mapas de atendimento da dengue”, explica a diretora de Vigilância Ambiental (Dival), Kênia Cristina de Oliveira.

“O grupo irá se reunir semanalmente para avaliar os indicadores e, assim, eleger as áreas prioritárias nas quais as atividades deverão ocorrer”

Kênia Cristina de Oliveira, diretora de Vigilância Ambiental

Entre as ações possíveis estão o bloqueio de transmissão e as nebulizações de inseticida pelo fumacê ou pelo ultra baixo volume (UBV), por meio de um equipamento motorizado portátil. O grupo será responsável por orientar e operacionalizar o controle vetorial nas áreas prioritárias, assim como monitorar, reavaliar e indicar as próximas ações nessas regiões.

Supervisão

Entre as ações possíveis estão o bloqueio de transmissão e as nebulizações de inseticida pelo fumacê ou pelo UBV, por meio de um equipamento motorizado portátil | Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde-DF

O documento também estabelece uma equipe de supervisão das atividades de controle vetorial. Ela irá supervisionar as aplicações dos inseticidas, realizar os registros e elaborar os relatórios. Entre os parâmetros que serão observados estão o início da aplicação do inseticida, a velocidade da aplicação, o posicionamento do veículo na via e a adequação da liberação do inseticida.

“O grupo de supervisão avaliará se as atividades estão sendo feitas de acordo com o que foi estabelecido pelo Ministério da Saúde. Na utilização do fumacê, por exemplo, eles irão observar se está sendo aplicado nos locais indicados e de acordo com as normas”, detalha Oliveira.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta