MENU

Distrito Federal

General Heleno depõe na CPI dos atos Antidemocráticos.

Amarildo Mota

Públicado

em

Foto/Marcos Correia/Divulgação Presidência da República.

 

Durante seu depoimento à CPI dos Atos Antidemocráticos, o general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), afirmou que o acampamento bolsonarista em Brasília era um “local sadio”

 

O General afirmou que não via problema em relação à aglomeração de pessoas no local. Segundo Heleno, o acampamento era um espaço de militância política legítima e que não transgredia a lei.

 

Vale lembrar que o acampamento foi montado logo após as eleições para presidente em 2022, cujo objetivo principal foi contestar o resultado das eleições, e que o referido acampamento foi o local onde planejaram armar os explosivos próximo ao Aeroporto de Brasília, segundo falou em depoimento George Washigton , à Polícia Federal.

 

A declaração do general foi criticada por alguns parlamentares  da CPI, que argumentaram que o acampamento representou um risco à saúde pública, já que reunia diversas pessoas em um espaço reduzido durante a pandemia da Covid-19. Outros parlamentares  também afirmaram que o acampamento bolsonarista se tornou um centro de divulgação de fake news e de ataques às instituições democráticas.

 

Heleno também afirmou que a atuação do GSI foi pautada pela defesa da Constituição e das instituições democráticas, e que não houve interferência do órgão em operações da Polícia Federal ou em investigações do Supremo Tribunal Federal.

 

A CPI dos Atos Antidemocráticos investiga um suposto esquema de organização e financiamento de manifestações antidemocráticas em defesa do presidente Jair Bolsonaro.

 

Da Redação.

Continue Lendo

Em alta