MENU

Distrito Federal

Cristiano Zanin assume a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal(STF).

Amarildo Mota

Públicado

em

Foto/Renato Alves/Agência Brasília

 

Nessa quinta-feira (03), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou da posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin.

 

A cerimônia oficializou a entrada de Zanin na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em Abril deste ano.

 

Cristiano Zanin é advogado e foi indicado para a vaga pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva , após passar por sabatina no Senado Federal. O novo ministro já atuou como defensor do presidente Lula em processos da operação Lava Jato e é conhecido por suas posições contrárias à atuação dos procuradores da operação.

 

Sua indicação para o STF gerou polêmica, principalmente entre os setores da sociedade que veem na atuação do ministro uma possível influência do presidente Lula no Supremo Tribunal Federal. No entanto, Zanin tem afirmado que atuará com independência e imparcialidade em suas decisões.

 

Além da graduação em Direito pela PUC-SP, Cristiano Zanin possui especializações em Direito Civil e Processual Civil. Ele atuou por mais de 20 anos como advogado, sendo sócio-fundador de um escritório especializado em direito civil, antes de assumir a cadeira de ministro do STF.

 

Além de Ibaneis Rocha, estiveram presentes na cerimônia de posse outras autoridades, como a presidente do STF, Rosa Weber, a vice-governadora Celina Leão, o presidente da Câmara Federal Artur Lira, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco e o presidente da República Lula. A solenidade ocorreu no plenário do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

 

Da Redação.

 

 

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Em alta