Distrito Federal
Equipe técnica visita obras do corredor de ônibus que vai ligar ESPM ao Terminal Asa Sul
As obras do corredor exclusivo de ônibus que faz a ligação do Setor Policial Sul com o Terminal Asa Sul (TAS) foram acompanhadas de perto, nesta terça-feira (7), por representantes do governo. A construção estava paralisada desde abril de 2023 em virtude da rescisão do contrato com a empresa responsável e, com a chegada da estiagem, foi assinada uma nova ordem de serviço para dar continuidade aos trabalhos.
Acompanhado de engenheiros e do secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, esteve nas obras para verificar o andamento com a nova empresa contratada pelo valor de R$ 13,2 milhões. No momento, máquinas e operários trabalham na ampliação da rede de drenagem.
“A construção foi retomada com uma nova licitação. A equipe também trabalhou na atualização e revisão do projeto. A primeira empresa que deu início às obras não tinha capacidade técnica nem condições financeiras para concluir os trabalhos. Agora, com a nova contratação, nós aguardamos o fim do período de chuvas para dar início às obras de forma ininterrupta”, explicou o secretário José Humberto Pires de Araújo.
Conhecida como Setor Policial Sul, a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) faz parte do Corredor Eixo Oeste. A obra, dividida em duas partes por questões de logística e segurança, teve início pelo trecho entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o TAS, onde foram construídos e entregues dois viadutos.
Quando concluído, o complexo vai facilitar o percurso que leva ao Aeroporto de Brasília, Eixo L, W3, L2 e L4 Sul. Além do corredor, a obra prevê drenagem, pavimentação, sinalização vertical e horizontal e paisagismo. Serão investidos R$ 13,2 milhões, com a previsão de gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos.
“Com a ligação direta ao TAS, nós iremos economizar o tempo dos passageiros de ônibus, além de possibilitar que mais pessoas utilizem o transporte coletivo. Antigamente, o motorista precisava fazer várias tesourinhas e rotatórias para ir ao terminal. Com o novo complexo, o percurso vai ser mais rápido”, afirmou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
Entenda
Em abril de 2023, a Secretaria de Obras e Infraestrutura rescindiu contrato firmado com a empresa Concrepoxi Engenharia que acordava a construção de dois viadutos no Setor Policial Sul, a execução de 850 metros de redes de drenagem e 2 km de pavimentação. O contrato previa o investimento de R$ 8 milhões em obras.
À época, estavam pendentes de execução serviços como a instalação de pavimento rígido em trecho que vai dos viadutos ao Terminal Asa Sul, além de sinalização vertical e horizontal e paisagismo.
A empresa descumpriu cláusulas contratuais e promoveu atrasos injustificados no cronograma de obras estabelecido. Também paralisou a execução de serviços sem justa causa, configurada pela falta de pessoal e maquinário no canteiro de obras desde o início deste ano, e ainda deixou de executar serviços previstos em contrato, de forma total ou parcial, no valor de R$ 1,2 milhão.
Corredor Eixo Oeste
Com 38,7 km de extensão, o corredor prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Epig e a ESPM, que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto. Os trabalhos estão em execução por trechos, já que é inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito.
Fonte: Agência Brasilia
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