MENU

Distrito Federal

Carreta da Inclusão encerra ciclo em Planaltina com arena gamer acessível

Amarildo Mota

Públicado

em

A Carreta da Inclusão realiza a última parada em Planaltina, oferecendo à população uma série de serviços voltados para pessoas com deficiência. O projeto estará estacionado no Fórum Desembargador Lúcio Batista Arantes – TJDFT, até quinta (26), no Setor Administrativo. O encerramento desta jornada, que já percorreu várias regiões administrativas do DF, tem como objetivo fortalecer a inclusão social.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, o projeto obteve resultados bastante expressivos. “Concluímos esta etapa da Carreta da Inclusão com mais de 7 mil atendimentos realizados. Isso demonstra o quanto a iniciativa foi bem recebida em todas as localidades por onde passou. O nosso compromisso é ampliar esse projeto para que ele possa beneficiar moradores de outras RAs”, destacou.

A Carreta da Inclusão encerra o clico tendo superado a marca de 7 mil atendimentos | Fotos: Divulgação/ Secti-DF

Ao longo dos três dias em Planaltina, a Carreta da Inclusão estará à disposição da comunidade local, oferecendo orientações, suporte e atividades que fortalecem a cidadania. Profissionais especializados estarão presentes para auxiliar no atendimento das demandas, esclarecer dúvidas e garantir que todos tenham acesso aos serviços prestados. A presença da carreta na cidade fecha um ciclo que impactou diversas regiões, sempre com o foco em promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

“A Carreta da Inclusão leva os serviços da Secretaria da Pessoa com Deficiência para perto da comunidade. Estão sendo entregues carteiras de identificação, além do atendimento jurídico, social e para obtenção do passe livre especial. Essa iniciativa é uma inovação desse governo que tem sensibilidade com as pessoas com deficiência que precisam de ajuda para conseguir seus direitos”, destaca o secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Santos.

Flávio Santos: “Essa iniciativa é uma inovação desse governo que tem sensibilidade com as pessoas com deficiência que precisam de ajuda para conseguir seus direitos”

O projeto tem sido um ponto de referência para milhares de pessoas que buscam informações e assistência especializada. Entre os principais serviços oferecidos está a emissão das carteirinhas de identificação da pessoa com deficiência e da pessoa com transtorno do espectro autista, documentos fundamentais para garantir o acesso a benefícios e direitos essenciais. A Carreta da Inclusão proporcionou oportunidades concretas de reintegração ao mercado de trabalho e inclusão em programas sociais.

Um dos pontos altos do projeto é a arena gamer acessível, espaço tecnológico que transforma a experiência de pessoas com deficiência ao oferecer videogames adaptados. A arena é equipada com recursos de acessibilidade que permitem a interação por meio de dispositivos assistivos, garantindo que todos possam participar de forma inclusiva e interativa.

As opções de free play permitem que os usuários explorem os jogos de maneira descontraída, promovendo a socialização e o lazer adaptado. A proposta da arena é mostrar como a tecnologia pode ser um facilitador para o entretenimento acessível, permitindo que os participantes se envolvam de forma lúdica e personalizada.

O sucesso da arena gamer em edições anteriores reforça a relevância do lazer inclusivo como um fator essencial na construção de um ambiente social mais justo. A inovação empregada neste espaço é um exemplo claro de como a inclusão pode ir além dos serviços convencionais, englobando também o entretenimento e a diversão como pilares do bem-estar. Além de proporcionar uma experiência envolvente, a arena oferece um novo olhar sobre o potencial dos jogos eletrônicos na promoção de momentos de alegria e descontração.

Carreta da Inclusão em Planaltina
Datas: De 24 a 26 de setembro
Horário: Das 10h às 17h
Local: Estacionamento do Fórum Desembargador Lúcio Batista Arantes – TJDFT (Setor Administrativo, Planaltina)

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta