A um ano da abertura da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™, Brasília promoveu, nesta quarta-feira (24), uma programação especial para celebrar a chegada do maior torneio de futebol feminino do planeta. As atividades reuniram centenas de crianças, ex-atletas e moradores da capital em ações voltadas ao esporte, à inclusão e à participação social, reforçando o papel da cidade como uma das sedes da competição.
As iniciativas, organizadas em parceria com a FIFA e o comitê responsável pelo Mundial, ocuparam três importantes espaços da capital: o Estádio Nacional Mané Garrincha, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek e a Rodoviária do Plano Piloto.
O primeiro encontro aconteceu no Mané Garrincha, onde aproximadamente 700 crianças dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal participaram de uma ação coletiva nas arquibancadas para simbolizar a contagem regressiva para o torneio. O objetivo foi destacar a união entre esporte, cidadania e inclusão.
Para muitos participantes, a experiência também representou a primeira oportunidade de conhecer um dos principais palcos do futebol brasileiro. Aluno de futebol e natação no Centro Olímpico do Setor O, Eduardo Xavier, de 7 anos, contou que a visita superou suas expectativas e disse que já está ansioso para acompanhar a Seleção Brasileira Feminina durante a Copa. “Nunca tinha entrado no Mané Garrincha, e foi uma experiência incrível. Gostei muito de participar e quero assistir a todos os jogos do Brasil quando a Copa começar”, afirmou.
A emoção também marcou a visita de Camilly Victoria de Oliveira, de 10 anos, que frequenta o Centro Olímpico de São Sebastião desde pequena. Segundo ela, conhecer o estádio tornou o dia inesquecível. “Sempre quis conhecer este lugar e estou muito emocionada por finalmente conseguir. É um momento especial que vou guardar com muito carinho”, disse.
Também integrante da unidade de São Sebastião, Eloah Nery, de 10 anos, destacou a oportunidade proporcionada pelo projeto e agradeceu aos profissionais que organizaram a atividade. “Foi um dia muito divertido e diferente para todos nós. Sou muito grata aos professores por terem nos dado a chance de viver essa experiência”, comentou.
Após a programação no estádio, as crianças seguiram para o Parque da Cidade, onde participaram de atividades de pintura em espaços públicos. As intervenções levaram mensagens de incentivo ao esporte, respeito às diferenças e valorização da convivência, ocupando áreas como o Parque Ana Lídia, o Castelinho e a entrada do Estacionamento 10.
Na Rodoviária do Plano Piloto, a comemoração também envolveu quem passava pelo local. Um espaço temático inspirado na identidade visual da Copa do Mundo Feminina permitiu que moradores e visitantes registrassem fotos e participassem de desafios com bola, aproximando a população do evento que será realizado no próximo ano.
Legado além das quatro linhas
A programação contou ainda com a presença da ex-jogadora Mariléia Santos, conhecida como Michael Jackson, uma das pioneiras do futebol feminino brasileiro. Com passagens por duas Copas do Mundo e pelos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, ela ressaltou que o maior ganho da competição deve ser a transformação social proporcionada pelo esporte.
Para a ex-atleta, receber uma Copa do Mundo em casa representa uma oportunidade única de ampliar o espaço do futebol feminino e abrir caminhos para novas gerações de atletas. “Mais importante do que sediar uma grande competição é garantir que ela deixe oportunidades para essas meninas. O futebol feminino precisa continuar crescendo, com mais respeito, incentivo e chances para quem sonha em seguir esse caminho. Ver o Brasil receber esse Mundial é a realização de um sonho que muitas atletas tiveram durante décadas”, destacou.
Primeira edição da Copa do Mundo Feminina disputada na América do Sul, o torneio de 2027 terá Brasília como uma das cidades-sede e deve movimentar o turismo, fortalecer projetos esportivos e ampliar a visibilidade do futebol feminino no país.