MENU

Destaques

08 de Março, dia internacional da mulher

Amarildo Mota

Públicado

em

O blog do Amarildo parabeniza você mulher, mãe, filha, irmã, amiga, companheira, amante, profissional de todas as áreas.

O dia internacional da mulher é um dia dedicado para celebrar conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo do tempo e foi oficializado em 1921, porém em 08 de março de 1917, data escolhida devido a uma manifestação de um grupo de mulheres, durante a primeira guerra mundial, que ficou conhecida como “pão e paz”. A ONU oficializou em 1975.

Um episódio bastante conhecido foi a do incêndio em março de 1911, em Nova York, onde vitimou 146 pessoas e dentre esse grupo, 125 eram mulheres. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do dia das mulheres. As causas do incêndio foram as péssimas instalações elétricas da fábrica e as portas estavam trancadas.

De acordo com registros históricos, o primeiro dia da mulher foi celebrado em maio de 1908, onde mais de 1.800 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica.

Com as  transformações vindas com a segunda revolução industrial, as fábricas incorporaram a mão de obra feminina por serem mais baratas e por mais absurdo que possa parecer, em pleno século 21, isso é uma realidade

Por mais absurdo que possa parecer, metade das mulheres que engravidam perdem seus empregos quando retornam da licença maternidade.

O assédio sexual ainda está muito arraigado em nossa cultura extremamente machista.

O dia internacional da mulher não é um mero dia voltado para simples homenagens triviais às mulheres, mas é um convite à reflexão no campo afetivo, social e familiar. É um lembrete que a luta continua e que essa luta continua para alcançar direitos, reconhecimento e a força que existe na mulher.

E como já disse Erasmo Carlos, “Dizem que a mulher é o sexo frágil,
mas que mentira absurda!” Isso é verdadeiro e qualquer homem que tenha uma mulher sabe disso.

Da Redação

Continue Lendo

Em alta