Saúde
Após dois casos, São João de Meriti terá vacinação contra o sarampo

- /www/wwwroot/amarildomota.blog.br/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 27
https://amarildomota.blog.br/wp-content/uploads/2025/03/edit_mcmgo_abr20180818_1353-1000x600.jpg&description=Após dois casos, São João de Meriti terá vacinação contra o sarampo', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
- Share
- Tweet /www/wwwroot/amarildomota.blog.br/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://amarildomota.blog.br/wp-content/uploads/2025/03/edit_mcmgo_abr20180818_1353-1000x600.jpg&description=Após dois casos, São João de Meriti terá vacinação contra o sarampo', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro promove neste sábado (22) uma ação conjunta com o Ministério da Saúde e a prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para a vacinação de pessoas de 9 meses a 59 anos não vacinadas contra o sarampo e busca ativa de casos suspeitos da doença no bairro de Venda Velha.
Profissionais de saúde do município, Estado e governo federal farão uma varredura, percorrendo as casas nas imediações onde dois casos de sarampo foram confirmados na semana passada. A finalidade é ampliar a investigação em relação a pessoas que tiveram possível contato com os casos confirmados e imunizar quem não esteja protegido contra a doença.
A Escola Municipal Valério Vilas Boas Filho, em Vilar dos Teles, distrito de São João de Meriti, servirá de base para as equipes e como ponto de partida da ação.
Casos no município
Na sexta-feira passada (14), dois casos de sarampo foram confirmados na cidade. São duas crianças da mesma família, menores de um ano, que foram hospitalizadas, receberam cuidados médicos e passam bem.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). Após a confirmação, o município foi orientado a vacinar os profissionais de saúde onde as crianças foram atendidas e a fazer busca ativa por casos suspeitos.
Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde havia confirmado outro caso esporádico de sarampo no município de Itaboraí (RJ).
Vacinação
De acordo com o Ministério da Saúde, todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade têm indicação para serem vacinadas contra o sarampo. Adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema incompleto contra o sarampo devem iniciar ou completar o esquema vacinal de acordo com a situação encontrada, respeitando as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Na rotina dos serviços públicos de vacinação, há duas vacinas disponíveis para proteção contra o sarampo:
- vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
A vacina tríplice viral é contraindicada durante a gestação. As gestantes não vacinadas ou com esquema incompleto deverão receber a vacina no puerpério.
A depender da situação epidemiológica de cada localidade, há a necessidade de estabelecer outras estratégias. Assim, além das doses de rotina estabelecidas no Calendário Nacional de Vacinação, a vacinação para o sarampo pode ser indicada para crianças de seis meses a menores de um ano, em localidades com o surto da doença, a depender da avaliação e indicação conjunta das três esferas de gestão.
Fonte: Agência Brasil
-
Brasil18 horas atrás
Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula e vai a R$ 8 milhões
-
Política18 horas atrás
Ministros e parlamentares acompanham Lula na despedida do papa em Roma
-
Goiás e Entorno18 horas atrás
Goiás mantém tendência de redução da criminalidade
-
Mundo18 horas atrás
Uganda declara fim de surto de ebola