MENU

Goiás e Entorno

Portal Goiás – Viveiro da Saneago produz mudas nativas do Cerrado

Amarildo Mota

Públicado

em

Essa época do ano, marcada pelo início do período de chuvas em Goiás, é propícia para o plantio de espécies nativas do Cerrado. A Saneago, que possui um viveiro especializado na produção de plantas da flora regional, disponibiliza mudas para órgãos parceiros em projetos de proteção de nascentes e matas ciliares em todo o Estado. São mudas de árvores frondosas, como o ipê, encontrado nas cores rosa, roxo e amarelo, ou frutíferas típicas, como araçá, baru, cajazinho, ingá e jatobá, dentre outras.

As mudas também são utilizadas pela Companhia para proteção e recuperação de mananciais, áreas destinadas à captação de água e tratamento de esgoto, e outras unidades, como compensação ambiental.

“O viveiro também tem como objetivo orientar proprietários rurais para restauração florestal das áreas e sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação da flora nativa, visando promover, de uma forma prática, a conscientização da comunidade para responsabilidade socioambiental”, ressaltou a superintendente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Camila Roncato.

A equipe da Saneago realiza o trabalho de coleta e separação das sementes de várias espécies de árvores nativas do cerrado durante o ano todo e com maior intensidade nos meses entre agosto e fevereiro visando a continuidade do viveiro, localizado na ETE Dr. Hélio Seixo de Britto, em Goiânia.

A produção de mudas neste ano de 2020 está em torno de 20 mil unidades, mas há um projeto em estudo para ampliar a capacidade do viveiro da Saneago para aproximadamente 120 mil mudas por ano.

Nesse projeto, há a possibilidade de realizar um sistema de reaproveitamento de água da chuva, em que as drenagens vertem para uma cisterna e, com isso, a economia de água pode chegar a 80%.

Comunicação Saneago

Fonte: Portal Goiás

Continue Lendo

Em alta