MENU

Goiás e Entorno

Portal Goiás – Inauguradas reforma e ampliação do Hospital Marília Mendonça

Amarildo Mota

Públicado

em

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (25), da inauguração da revitalização do Hospital Municipal Marília Mendonça, em Cristianópolis. Além de receber nova fachada com o nome da artista, a unidade passou por obras de reforma e ampliação.

A alteração do nome, prevista em lei sancionada em dezembro do ano passado, é uma forma de reverenciar a história da cantora, conhecida como a rainha da sofrência. Natural de Cristianópolis, a artista morreu aos 26 anos em um acidente aéreo, em novembro do ano passado.

Caiado destacou a sensibilidade da prefeita e da Câmara Municipal em reconhecer e mostrar o carinho de toda cidade por Marília Mendonça. “É um gesto que fica para vida toda. As pessoas que aqui chegarem vão lembrar desta artista importante, de família humilde”, reconheceu.

A unidade de saúde agora conta com centro cirúrgico, sala de parto e enfermaria pediátrica. “Teremos aqui conterrâneos do Iris Rezende e da Marília Mendonça”, destacou Caiado ao mencionar também o ex-governador nascido em Cristianópolis. O líder do Executivo estadual ressaltou ainda que o centro médico terá alta relevância, integrando a regionalização da saúde. “Goiás não pode concentrar os serviços na capital, em Anápolis e Aparecida. Temos que levar cidadania e dignidade para todas as regiões de Goiás. Estamos ampliando o atendimento médico às pessoas”, afirmou.

Unidade de saúde agora conta com centro cirúrgico, sala de parto e enfermaria pediátrica (Foto: Lucas Diener)

Desde 2019, o Estado de Goiás repassou R$ 640 mil ao agora Hospital Municipal Marília Mendonça. A verba foi destinada para custeio, compra de equipamentos hospitalares e aquisição de insumos e medicamentos. Além disso, contribuiu para o pagamento de plantões médicos e realização de exames e cirurgias de catarata.

A reforma foi iniciada em 2016 e, em 2019, quando a atual gestão municipal assumiu, estava apenas 35% executada. “Conseguimos em um ano de gestão terminar essa obra. Hoje, temos toda estrutura para podermos atender a população com mais qualidade”, destacou a prefeita de Cristianópolis, Juliana Costa.

Outras agendas

O governador tirou tempo para uma breve vistoria às obras de 50 moradias a custo zero, do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, da Agência Goiana de Habitação (Agehab). “Isso mostra nossa capacidade, dentro das nossas limitações, em atender as demandas do interior. Em breve as entregaremos, com escritura, atendendo famílias vulneráveis”, disse Caiado. O aporte total do Governo de Goiás é de R$ 6,2 milhões.

Também inaugurou o Balcão Expresso, que oferece serviços públicos estaduais em formato digital. A iniciativa é resultado de parceria com a prefeitura, que cedeu o espaço e servidores na praça Central, no prédio do antigo fórum. O governador participou ainda de solenidade que oficializou outras entregas feitas pelo município: irrigação do estádio municipal, implantação de câmeras de segurança de monitoramento na cidade e inauguração de novos refeitórios escolares nos colégios municipais Joelda Prudente e Leopoldina Braga.

Acompanharam a agenda em Cristianópolis o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, os deputados federais Glaustin da Fokus, Flávia Morais e delegado Waldir Soares; e estaduais Cairo Salim e Amauri Ribeiro, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e membros das forças de Segurança, entre outros.

Fonte: Secretaria de Comunicação- Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Continue Lendo

Em alta