MENU

Goiás e Entorno

AlfaMais: Governo de Goiás anuncia as 150 escolas premiadas

Amarildo Mota

Públicado

em

O governador Ronaldo Caiado parabenizou as escolas que tiveram os melhores desempenhos na avaliação do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais), que integra a avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Em vídeo publicado nas redes sociais, nesta quinta-feira (1º/06), Caiado parabenizou as escolas. Ao total, 150 escolas de 87 municípios receberão R$ 80 mil de prêmio. O investimentos é de R$ 18 milhões do Governo estadual

“Vocês sabem do meu compromisso com a educação. Quando assumimos o governo em 2019, mais de cinco mil estudantes entre o 3º e 9º ano do ensino fundamental, ou seja, entre 7 e 14 anos, ainda não sabiam nem ler e nem escrever”, lembrou o governador Ronaldo Caiado.

Premiação

Esta é a primeira edição do Prêmio Leia, instituído pelo do Programa AlfaMais Goiás. A partir deste ano, as premiações deverão ocorrer anualmente. A cerimônia para a entrega dos prêmios será realizada no dia 14 de junho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

“Vou entregar o prêmio pessoalmente e comemorar com vocês”, ressaltou o governador.

Para as escolas receberem o valor integral do prêmio, é necessário que elas cumpram os seguintes critérios: manter os resultados positivos nas próximas avaliações; adotar uma unidade escolar da rede municipal; e fazer um plano de ação técnico-pedagógico para garantir o avanço das escolas adotadas.

O nome das unidades escolares beneficiadas pode ser acessado pelo site: https://site.educacao.go.gov.br/files/AlfaMais/PremioLeoLeia/RANKING150ESCOLASPREMIADAS.pdf.

AlfaMais

O AlfaMais foi criado pela atual gestão em 2021, por meio da Lei nº 21.071, com o objetivo de reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas, além de assegurar a alfabetização na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental.

O programa foi implementado em todos os 246 municípios visando aproximar e estreitar a relação entre as redes públicas estadual e municipais. Baseando-se nos resultados obtidos anualmente por meio das avaliações do Saego, escolas, prefeituras e secretarias municipais receberão o Prêmio Leia.

Saiba mais

AlfaMais Goiás: programa estadual de alfabetização atende quase 300 mil crianças

Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Continue Lendo

Em alta