Economia
Golpes com cartões de crédito dobram em meio a pandemia e a atenção dos consumidores precisa ser redobrada
Os golpes envolvendo compras e saques através de cartões de crédito crescem no Brasil, principalmente durante o período de pandemia. Reclamações relacionadas a cobranças ou saques não reconhecidos cresceram mais do que o dobro de março a julho deste ano, comparado ao mesmo período de 2019.
Os números subiram de 1.154 para 2.445, apontando uma alta de 111,8%, segundo dados do Consumidor.gov, portal que realiza as intermediações de conflitos da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O aumento do número de fraudes fez com que o Governo Federal e outras nove entidades lançassem a campanha #FiqueEsperto, afim de alertar usuários sobre como se proteger das tentativas de golpes.
Entre as entidades participantes, estão a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC).
“Esse não é um risco exclusivo para as transações bancárias, mas envolve a relação da população com os meios digitais e, por isso, a criação da cultura da segurança nesse ambiente é fundamental”, declarou Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Segundo Volpini, com o aumento do comércio eletrônico, os golpistas intensificaram duas modalidades de ataque: o phishing, que cresceu 80%, utilizando-se de técnicas de engenharia social, que representa 70% dos golpes e o golpe do falso motoboy, que aumentou 65% durante a pandemia.
Originado do termo em inglês fishing, o golpe do phishing tem a função de “pescar” dados de usuários desavisados como senhas e detalhes do cartão de crédito, através de mensagens aparentemente reais, sites ou páginas falsas.
Algumas dicas:
- Proteja suas contas com senhas fortes. Evite nomes de pessoas próximas, datas de aniversário e combinações fáceis de adivinhar com ABCD ou 1234. Inclua sempre caracteres especiais como #@;
- Não use a mesma senha em diferentes serviços;
- Adote um aplicativo de gestão de senhas ou guarde-as em local seguro;
- Sempre habilite os mecanismos de dupla autenticação, especialmente nos aplicativos de mensagens e redes sociais. Assim, se alguém descobrir a sua senha, não conseguirá acessar a conta;
- Nunca forneça senhas ou códigos de segurança por telefone ou mensagens. Empresas de telecomunicações e bancos, por exemplo, nunca solicitam dados dessa forma.
Fonte: FDR
- Destaques21 horas atrás
CPI: diretor da Braskem diz desconhecer ilegalidades em Maceió
- Esportes22 horas atrás
Isaquias Queiroz brilha na Copa do Mundo de Canoagem Velocidade
- Saúde22 horas atrás
RS receberá 105 mil doses adicionais de vacinas até segunda
- Economia16 horas atrás
Mdic suspende prazos de processos comerciais contra empresas do RS