MENU

Distrito Federal

XV Conferência de Assistência Social do DF será em outubro

Amarildo Mota

Públicado

em

Foi publicada, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (1º), a convocação extraordinária da XV Conferência de Assistência Social do DF. O objetivo do encontro é avaliar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) no âmbito do DF e propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento da política. O evento está previsto para ocorrer no mês de outubro, em data a ser divulgada posteriormente, com o tema: Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos.

“(A Conferência de Assistência Social do DF) É a oportunidade de usuários, servidores e trabalhadores da assistência social participarem da construção da política de assistência social no país e sugerirem novas ações para qualificar o serviço”
Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social

Órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Conselho de Assistência Social (CAS-DF) é responsável pela organização da Conferência de Assistência Social do DF, realizada a cada dois anos.

“É a oportunidade de usuários, servidores e trabalhadores da assistência social participarem da construção da política de assistência social no país e sugerirem novas ações para qualificar o serviço. Além de avaliar as ações no âmbito do DF, na conferência distrital são definidas propostas que serão levadas para a conferência nacional, realizada sempre posteriormente”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “É o momento de ouvir e pensar em novos projetos para aprimorar a política e oferecer um atendimento de qualidade às famílias vulneráveis”.

Neste ano, a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social está marcada para o período de 5 a 8 de dezembro.

Na conferência distrital, são definidas propostas que serão levadas para a conferência nacional | Foto: Renato Raphael/Sedes

Ainda nesta quarta, por meio da Resolução nº 5, de 26/1/2023, o CAS-DF oficializou a criação de uma comissão preparatória para a XV Conferência de Assistência Social do DF. O grupo ficará responsável por organizar o evento, oferecer suporte técnico-operacional e propor as normas para realização das conferências regionais e distrital.

Segundo a Comissão Preparatória do CAS-DF, a ideia é realizar, a partir de agosto, quatro conferências regionais com servidores, trabalhadores e usuários da assistência social das 33 regiões administrativas.

As discussões dos encontros regionais vão servir como base para a XV Conferência de Assistência Social do DF, em outubro. Nessas conferências regionais, serão escolhidos delegados que vão participar da conferência distrital e levar as propostas do DF para discussão em âmbito nacional.

Neste ano, o CAS-DF vai abrir possibilidade de realização em maio e junho das chamadas conferências livres, organizadas e lideradas pela sociedade civil. O objetivo é envolver mais a sociedade, as entidades privadas e usuários na discussão para aprimoramento da política de assistência social. É viabilizar ainda mais a participação deles nesse debate. Todas as propostas aprovadas nas conferências livres serão debatidas nos encontros regionais.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

The post XV Conferência de Assistência Social do DF será em outubro appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta