MENU

Distrito Federal

Semana nacional leva ciência e tecnologia ao alcance da população

Amarildo Mota

Públicado

em

Com o tema Bicentenário da Independência, foi aberta ao público, nesta terça-feira (29), a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O evento mobiliza a população, em especial crianças e jovens, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Vai até o dia 4 de dezembro, com entrada franca.

O vice-governador Paco Britto representou o Governo do Distrito Federal na solenidade de abertura do evento| Foto: Vinícius de Melo /Agência Brasília

Já no primeiro dia de feira, a meninada se encantava com os estandes espalhados no local, cada um com um tema específico. A professora Daniela Braga acompanhava 20 estudantes da turma do 3º ano do ensino fundamental da Escola Classe 1 do Lago Sul. “A maioria dos alunos são carentes e nunca tiveram essa oportunidade. Eles precisam de eventos como esses. Teve estudante aqui que me falou: ‘Professora, nunca imaginei que ciências fosse tão legal’. Então, essa democratização do saber é muito importante”.

A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas passem, por dia, pelo pavilhão. Mais de 100 estandes estão espalhados pelo local para visitação de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h – na quarta, até as 19h -, e sábado e domingo, das 9h às 18h

Raika Monique Silva, 10 anos, adorou o evento e se encantou em cada estande que passou. “Achei tudo maravilhoso, principalmente os robôs e os carros”, afirmou.

A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas passem, por dia, pelo pavilhão. Mais de 100 estandes estão espalhados pelo local para visitação de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h – na quarta, até as 19h -, e sábado e domingo, das 9h às 18h. E as diversas atividades promovidas durante a semana ressaltam a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país.

“Esse evento virou a menina dos olhos do ministério. E a SNCT faz chegar aos municípios e a todo o território nacional o impacto da ciência e da tecnologia”, afirmou o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. “Não existe um país desenvolvido, inclusivo e sustentável sem integrar educação, ciência e tecnologia”, completou.

A programação inclui ações de divulgação científica, como estandes das unidades vinculadas ao ministério, tendas da ciência, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, debates, distribuição de cartilhas e livros e exibição de vídeos.

Para o vice-governador Paco Britto, que representou o Governo do Distrito Federal na solenidade de abertura do evento, o resultado obtido pela população com a ciência e a tecnologia são indispensáveis para a própria sobrevivência humana. “Não seria possível sequer estarmos aqui hoje, em um evento presencial, não fosse o avanço da ciência que nos proporcionou a vacina contra a covid-19”, lembrou.

Professora Daniela Braga e os alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Classe 1, do Lago Sul | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Paco ressaltou, ainda, fazendo alusão ao tema do evento, que “com inovação e resultados positivos alcançados com as pesquisas, é possível ter um país independente, forte e líder diante de outras nações”. A SNTC de 2022 propõe a integração às comemorações que buscam refletir sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira.

“Não seria possível sequer estarmos aqui hoje, em um evento presencial, não fosse o avanço da ciência que nos proporcionou a vacina contra a covid-19”
Paco Britto, vice-governador

“Este evento, que acontece há tantos anos, é a sintetização da democracia da inovação transformando a capital em um polo de produção de conhecimento, produtos, serviços e inclusão social”, disse o vice-governador. E finalizou, deixando um recado às crianças e aos jovens: “Nosso governo tem se empenhado para transformar Brasília na capital da inovação e sabemos que está nas mãos de vocês, que são o futuro, entender que educação, ciência, tecnologia e inovação caminham juntos”.

Serviço

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
Até 4 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
– Segunda, terça, quinta e sexta-feira: das 8h às 18h
– Quarta-feira: das 8h às 19h
– Sábado e domingo: das 9h às 18h

Semana nacional leva ciência e tecnologia ao alcance da população

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta