Distrito Federal

Plano de intervenção do SIA é aprovado e promete modernizar a região

Redação

Públicado

em

O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) deu um passo decisivo para sua requalificação urbana. Na última quinta-feira (23), o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) aprovou por unanimidade o Plano de Intervenção Urbana (PIU) da região, elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). O plano engloba desde a recuperação de calçadas, ciclovias e estacionamentos até ações voltadas para fomentar a economia local.

O plano foi construído com base em visitas da equipe da Seduh à região administrativa, que ouviram moradores e representantes da administração local. Segundo o secretário Marcelo Vaz, a ideia é transformar o SIA em uma área mais dinâmica, que ofereça mais do que apenas espaços industriais e comerciais.

“Estamos iniciando um conjunto de diretrizes que vão orientar futuras intervenções. Depois, vamos aprimorar os projetos junto à população para que a região se torne mais funcional e agradável”, disse Vaz.

Entre as medidas previstas estão a reforma de vias, intervenções em espaços livres públicos, criação de 57 novos estacionamentos, execução de outros 22 que ainda não haviam sido construídos e revitalização de 252 existentes,  uma das maiores demandas da comunidade local.

Para melhorar a mobilidade e a acessibilidade, o PIU propõe calçadas acessíveis em setores como Oficinas Norte (SOFN) e Transportes Rodoviários e Cargas (STRC), além da integração da ciclovia ao sul do SIA com a rede existente próxima ao Guará.

Benny Schvarsberg, conselheiro do Conplan e representante do movimento Andar a Pé, comemorou a proposta. “É positivo ver que o plano busca unir e ampliar a malha cicloviária já existente. Sugiro também que o projeto inclua mais árvores ao longo das ruas”, afirmou.

O PIU foi estruturado a partir de uma análise detalhada da cidade planejada versus a realidade atual, levantando dados sobre problemas e oportunidades da região. Com isso, foram definidas estratégias técnicas para a requalificação urbana do SIA.

Revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo

O projeto também levou a ajustes na Lei Complementar nº 948/2019, a Luos. Entre as mudanças, está a possibilidade de uso residencial em algumas áreas do SOF Norte, e a análise de reparcelamento de grandes terrenos em frente à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), que poderão receber ocupação residencial futuramente.

João Accioly, relator do plano e representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), destacou o impacto do PIU. “Esse plano é um avanço importante. Ele combina planejamento urbano, mobilidade e qualificação de espaços públicos, abrindo caminho para o crescimento econômico da região”.

Próximos passos

O texto aprovado será enviado à Casa Civil do DF e, posteriormente, à Câmara Legislativa (CLDF). As intervenções urbanas e viárias previstas serão coordenadas pela Seduh e pelo Conplan. Além do SIA, outras regiões como Guará, Santa Maria e Lago Sul já possuem planos de intervenção urbana aprovados.

Energia solar no Palácio da Alvorada

Na mesma sessão, o Conplan aprovou a instalação de uma usina solar fotovoltaica no Palácio da Alvorada, separada do jardim formal, com 1.922 placas. O investimento, de R$ 3,5 milhões da Neoenergia, deve gerar economia anual superior a R$ 1 milhão, dentro do Programa de Eficiência Energética da empresa, em parceria com a Presidência da República.

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Em alta