MENU

Distrito Federal

Parque Três Meninas, em Samambaia, atrai público pela natureza farta

Amarildo Mota

Públicado

em

A natureza farta, acessibilidade à comunidade, espaço para as crianças brincarem e uma boa trilha para caminhar estão entre os atributos do Parque Ecológico Três Meninas mais destacados por seus frequentadores. Localizada em Samambaia e administrada pelo Instituto Brasília Ambiental, a unidade de conservação (UC) recebe mais de 25 mil usuários por mês.

Entre os atrativos históricos do local estão as três casinhas de boneca que o antigo proprietário da área construiu para as filhas brincarem | Fotos: Brasília Ambiental

A psicóloga Andréa Crispim, 42, frequentadora assídua do Três Meninas, destaca que a UC promove uma grande interação com o meio ambiente, rara para quem vive em espaços urbanos.

“É responsabilidade nossa preservar este espaço, usá-lo com cuidado, dar a destinação correta ao lixo que produzimos aqui. A gente caminha muito nessa responsabilidade compartilhada”
Andréa Crispim, frequentadora do Três Meninas

“A proximidade de casa e a possibilidade das crianças brincarem, interagirem com a natureza, saindo um pouco do apartamento para ficar em um local aberto, é uma grande motivação para frequentarmos o parque”, aponta.

Crispim também ressalta que a unidade ecológica é um bem público que contribui com o bem-estar de toda a comunidade. “É responsabilidade nossa preservar este espaço, usá-lo com cuidado, dar a destinação correta ao lixo que produzimos aqui. A gente caminha muito nessa responsabilidade compartilhada”, afirma.

Educação ambiental

O Parque Três Meninas é uma das UCs que abriga o Parque Educador, programa que tem o objetivo de levar educação ambiental in loco para os estudantes da rede pública de educação.

A professora Edyla Galvão, que atua no projeto, enfatiza que ele possibilita, além do conhecimento ambiental, a divulgação do parque. “Vários estudantes moram aqui perto, mas não conhecem o parque. Pelo projeto, passam a conhecê-lo. Isso é muito positivo, desperta o sentimento de pertencimento”, explica.

Além de história, cultura e educação ambiental, o Três Meninas oferece aos frequentadores possibilidades de práticas de atividades físicas

A unidade ecológica possui 72 hectares de área. É localizada dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Juscelino Kubitschek e tem lugar de destaque na história cultural e ecológica de Samambaia.

O parque carrega no nome a história da família do pioneiro Inezil Penna Marinho e homenageia as três filhas dele: Zita, Marine e Martina. Entre os atrativos históricos do local estão as três casinhas de boneca que o pai construiu para as filhas brincarem.

Além de história, cultura e educação ambiental, o Três Meninas oferece a seus frequentadores muitas possibilidades de práticas de atividades físicas. O local possui mil metros de trilha rústica, um quilômetro de pista de caminhada, quadras de futebol, vôlei de areia, pista de skate, ciclovia e parquinho infantil. Conta ainda com o Programa Ginástica nas Quadras, com turmas de 80 alunos por turno.

Entre os atributos ecológicos do parque está a grande diversidade de aves, cachorro do mato, saruês, raposas, entre outros animais. No local é possível encontrar também veredas, área rupestre, de campo limpo e cerrado típico. A UC conta ainda com o ribeirão Belchior e várias nascentes.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta