MENU

Distrito Federal

Michel Temer e Gustavo Rocha são homenageados como Cidadãos Honorários de Brasília

Amarildo Mota

Públicado

em

O ex-presidente da República Michel Temer, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Engels Muniz foram homenageados pela Câmara Legislativa do DF (CLDF) com o título de Cidadãos Honorários de Brasília.

A entrega da honraria, proposta pelos deputados distritais Hermeto e Iolando, ocorreu na noite desta quarta-feira (3), no auditório da CLDF, que esteve lotado.

Em sua fala, o mineiro Gustavo Rocha lembrou de quando chegou a Brasília e de tudo o que construiu na capital | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha compareceu à homenagem e elogiou os novos Cidadãos Honorários. “O presidente Temer tem uma história na política brasileira, é uma das maiores lideranças do meu partido, o MDB. Fez muito pelo Brasil no período que teve, tanto na vice-Presidência quanto na Presidência. Foi presidente da Câmara, é uma história de vida dedicada à política brasileira. E o Gustavo Rocha é meu secretário, eu conheço há muitos anos, ainda na advocacia. Ele é um advogado reconhecido aqui no DF e o Engels também, os dois têm uma história dentro do governo, trabalharam no Ministério dos Direitos Humanos e eu tenho um prazer muito grande de poder trabalhar todos os dias com o Gustavo Rocha”, elogiou Ibaneis Rocha.

A cerimônia contou ainda com a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani – esposa do homenageado Gustavo Rocha -, além de deputados distritais, autoridades do Judiciário e familiares dos homenageados.

 

Ao receber a homenagem, o ex-presidente Michel Temer declarou seu amor por Brasília. “O sentimento que eu quero expressar é de quem viveu praticamente 36 anos em Brasília. Quando chegou lá pelo 32° ano tão encantado que estava com Brasília, com seu desenvolvimento, pensei em como gostaria de ser mais jovem e que meus pais tivessem mudado para Brasília ou que tivesse nascido em Brasília. Digo isso para revelar até uma certa emoção ao receber a gentileza desta Casa ao dizer que, finalmente, consegui ser um cidadão de Brasília. E ser cidadão de Brasília é ser cidadão nacional”, ressaltou Michel Temer.

Ao receber a homenagem, o ex-presidente Michel Temer declarou seu amor por Brasília

Laureados

Natural de Tietê (SP), o ex-presidente da República Michel Temer foi procurador-geral de São Paulo, onde também comandou a Secretaria de Segurança Pública e exerceu mandatos como deputado federal. Foi eleito vice-presidente na chapa com Dilma Rousseff nas eleições de 2010 e 2014, tendo assumido a Presidência após o impeachment de Dilma, em 2016, posto que ocupou até 1º de janeiro de 2019.

Gustavo do Vale Rocha, por sua vez, é jurista, advogado, professor e mestre em políticas públicas. Assumiu a Casa Civil do DF em junho de 2020 após passagem pela Secretaria de Justiça e Cidadania entre 2019 e 2020. Iniciou a trajetória profissional como funcionário do Banco do Brasil. Foi ministro dos Direitos Humanos e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

O governador Ibaneis Rocha compareceu à homenagem e elogiou os novos Cidadãos Honorários

Em sua fala, o mineiro Gustavo Rocha lembrou de quando chegou a Brasília e de tudo o que construiu na capital. “Moro em Brasília desde 1975. Toda minha formação foi feita aqui em Brasília, aqui casei com a Marcela e tive meus filhos, Bruno e Pedro. É uma alegria estar aqui e é uma honra ainda maior receber essa homenagem ao lado de duas pessoas muito queridas. Agradeço ao ex-presidente Michel Temer por ter trabalhado em seu governo. Agradeço também ao meu amigo governador Ibaneis Rocha, é uma alegria fazer parte do seu governo”, pontuou Gustavo Rocha ao receber o título de Cidadão Honorário.

Já Engels Muniz é natural de Salvador (BA), advogado graduado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e especialista em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele também foi chefe de gabinete da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, e secretário executivo e ministro interino dos Direitos Humanos. Muniz integra o CNMP desde 2021.

“Brasília me deu um diploma, uma profissão de advogado e uma nova fase da minha vida, que é a minha família”, agradeceu Engels Muniz.

Ao comentar sobre a sessão solene, o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz disse que os homenageados “têm uma prestação de serviço importantíssima para o povo de Brasília. E o ex-presidente da República, sem dúvida nenhuma, se destaca por tudo que ele fez”.

03/04/2024 - Michel Temer e Gustavo Rocha são homenageados como Cidadãos Honorários de Brasília

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta