MENU

Distrito Federal

Mais de 90% das escolas já foram higienizadas – Agência Brasília

Amarildo Mota

Públicado

em

GDF finaliza a desinfecção das escolas | Foto: Divulgação

A operação para desinfecção e higienização das escolas da rede pública já passou por 91,2% das unidades, desde que começou, em 27 de julho. Das 686 escolas, 626 receberam as equipes do Sanear DF. A sanitização, feita com hipoclorito de sódio, é para garantir um retorno seguro das atividades presenciais.

“Em primeiro lugar, nosso compromisso é preservar vidas. Estamos adotando todos os cuidados e protocolos necessários para uma retomada gradual e segura para estudantes, professores e demais profissionais que atuam nas escolas. Quando houver o retorno presencial, haverá limpeza entre os turnos e nos intervalos, além de outros protocolos rigorosos de prevenção à covid-19”, afirma o secretário de Educação Leandro Cruz.

A sanitização das unidades escolares ocorrerá a cada 15 dias, em ciclos. Quando chegar à última escola, retornará para a primeira e assim por diante até o fim do ano letivo.

Parceria

A ação de desinfecção é uma parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Estado de Governo do DF, por meio da Secretaria Executiva das Cidades e da Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF.

“A parceria entre a Secretaria de Saúde e as regionais de ensino possibilitou a ampliação da rede de prevenção à covid-19 nas escolas públicas. Isso viabilizou que o programa Sanear DF, desenvolvido pela Secretaria das Cidades, alcançasse mais uma meta fixada pelo governador Ibaneis Rocha”, destacou o secretário executivo das Cidades, Valmir Lemos de Oliveira.

Segurança

Para que todas as escolas sejam atendidas antes do retorno presencial de estudantes e servidores, participam da ação 15 equipes do Sanear DF, compostas por 70 pessoas.

Todas as escolas continuarão a ser higienizadas até o fim do ano letivo | Foto: Divulgação

No Jardim de Infância (JI) 02 do Cruzeiro Novo, enquanto não retomam as aulas presenciais, os pais e responsáveis pelos 170 estudantes vão de 15 em 15 dias na unidade buscar o material impresso. A retomada da Educação Infantil está programada para 28 de setembro, mas a sanitização é proteção também para eles, que já estão em contato direto com a escola.

“Esse é o novo normal. É de suma importância que a Educação Infantil tenha aulas presenciais, mas temos que prezar pela saúde. Também vamos providenciar o lavatório e a cobertura na entrada para os estudantes, o totem de álcool em gel, tapete satinitizante, máscaras para trocas a cada duas horas dos professores”, diz a diretora do JI 02, Aline de Menezes.

O retorno segue todos os protocolos de segurança sanitária. Além da desinfecção e da higienização das escolas, há protocolos como o de distanciamento, o de lavar as mãos, o de uso de máscara e a colocação de tapetes de desinfecção na entrada da sala de aula.

Retomada presencial

O cronograma para o retorno das atividades presenciais na rede pública de ensino foi elaborado com base em fatos científicos, cuidados e protocolos, mantendo o escalonamento necessário para um retorno gradual e seguro. Os protocolos incluem distanciamento, disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras de proteção facial e aferição de temperatura, tapetes de desinfecção na entrada das salas, entre outros.

A retomada será pelo sistema híbrido, no qual metade da turma irá à escola em uma semana e os demais terão aulas remotas pela plataforma Google Sala de Aula. Na semana seguinte, as turmas se invertem.

O retorno dos estudantes está previsto para 31 de agosto com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional. Em 8 de setembro, será a vez do Ensino Médio. Em 14 de setembro, retornam os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, incluindo a Escola do Parque da Cidade – PROEM. Em 21 de setembro, voltam os anos iniciais, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque.

Para a Educação Infantil, a retomada está marcada apenas para 28 de setembro, enquanto para os centros de ensino especial, a Educação Precoce e as classes especiais, as atividades presenciais retornam em 5 de outubro.

Os centros interescolares de línguas e as escolas parque serão os únicos a continuar com atividades exclusivamente remotas.

Todos os estudantes estão cadastrados na plataforma Google Sala de Aula. A retomada do ano letivo, por meio do ensino remoto, começou em 13 de julho. Desta data até 11 de agosto, houve 3.776.974 acessos de estudantes e 680.997 de professores.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta