MENU

Distrito Federal

GDF promove blitz da limpeza no Varjão

Amarildo Mota

Públicado

em

Uma ação compartilhada envolvendo vários órgãos do GDF na manhã desta quarta-feira (30) agitou a cidade do Varjão. Organizada pela administração regional, a Blitz da Limpeza teve como objetivo alertar a população sobre o problema do lixo na região, além de conscientizar e orientar os moradores e comerciantes sobre o descarte correto de resíduos.

Servidores da administração alertaram sobre a questão do lixo na região, distribuindo um panfleto com informações sobre lixo reciclável, orgânicos e rejeitos | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Cerca de 40 pessoas da própria administração, além do DF Legal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Serviço de Limpeza Urbana (SLU), participaram do movimento, que contou ainda com três carros de som.

“A ideia é fazer barulho, chamar atenção da comunidade, seja morador, seja comerciante. Passar de porta em porta, de casa em casa, e falar da importância da coleta seletiva e de como separar corretamente o lixo para deixar a cidade limpa” – Ana Clara Rezende, responsável pelo programa Mobilização Social do SLU

“A gente tem um problema grave com o lixo aqui no Varjão”, explica o administrador Daniel Crepaldi. “Hoje, infelizmente, são vários focos de sujeira pela cidade, o que causa risco de doença, atrai bichos e mau-cheiro. Nosso objetivo é alertar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, tanto seletivo, quanto convencional, lembrando os horários e dias desse serviço. A ideia é fazer com que a cidade fique limpa”, destaca o gestor.

Logo na entrada do Varjão, um grupo de servidores da administração alertava os motoristas que entravam e saíam da cidade sobre a questão do lixo na região, distribuindo um panfleto com informações sobre lixo reciclável, orgânicos e rejeitos. No site do SLU é possível obter informações sobre cada um desses resíduos, além dos horários e dias das coletas nas regiões administrativas. Uma faixa com os dizeres “Cuide do seu lixo!”, alertava sobre a responsabilidade de cada um na sociedade sobre o assunto.

“A ideia é fazer barulho, chamar atenção da comunidade, seja morador, seja comerciante. Passar de porta em porta, de casa em casa, e falar da importância da coleta seletiva e de como separar corretamente o lixo para deixar a cidade limpa”, frisa Ana Clara Rezende, responsável pelo programa Mobilização Social do SLU, ação realizada pelo serviço de limpeza a cada 15 dias em uma região administrativa. “Quando você separa corretamente o lixo, gera renda, emprego para várias famílias de catadores, sem falar que aumenta a vida útil dos aterros sanitários”, observa.

“Nesse primeiro momento, vamos instruir aqueles que estiverem irregulares. Mas, a partir disso, os que não corrigirem suas ações serão autuados” – José Ribamar, subsecretário de Fiscalização de Resíduos Sólidos do DF Legal

Presidente da única cooperativa de reutilização de materiais da cidade, a Central de Reciclagem do Varjão, desde 2008 em atividade, Ana Carla Borges gerencia cerca de 35 trabalhadores no ramo. Elogia a campanha de conscientização e orientação promovida pelo GDF na região. “Um dos assuntos mais falados hoje por aqui é sobre a questão do lixo, da falta de conscientização das pessoas”, lamenta. “Então, essa iniciativa de ensinar a separação correta do que é material reciclável e não reciclável ajuda no nosso trabalho”, diz.

“A cidade está muito suja e cada um tem que fazer sua parte, então é muito legal ver essa mobilização do governo para conscientizar as pessoas”, elogia o comerciante Francisco Martins | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Importante e necessária”

Há mais de trinta anos morador do Varjão, o comerciante Francisco Martins, 54 anos, se entusiasmou com o som dos autofalantes dos carros do SLU. “A cidade está muito suja e cada um tem que fazer sua parte, então é muito legal ver essa mobilização do governo para conscientizar as pessoas”, elogia. “É uma ação importante e necessária”, emenda.

Para o arte-finalista e impressor Juraci de Souza, há um ano morador da cidade, a população local ainda não apreendeu a fazer o descarte de lixo. Daí a relevância das ações educativas realizadas essa manhã no Varjão. “Já morei em outras cidades do DF e aqui a coisa está feia, tem que trabalhar bastante essa questão do descarte correto na região”, alerta.

É importante o trabalho de vigilância e supervisão em relação não apenas ao descarte incorreto de resíduos, mas também ao de evitar o acúmulo de lixo nas portas de casa. Subsecretário de Fiscalização de Resíduos Sólidos do DF Legal, José Ribamar destaca o papel do órgão nessa parceria, de alerta aos moradores e comerciantes irregulares. “Realizamos uma ação educativa em toda a cidade. Nesse primeiro momento, vamos instruir aqueles que estiverem irregulares”, detalha o fiscal. “Mas, a partir disso, os que não corrigirem suas ações serão autuados”, avisa.

GDF promove blitz da limpeza no Varjão

Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta