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Distrito Federal

Educação promove reunião para orientar gestores sobre SipaeDF

Amarildo Mota

Públicado

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Instituído desde julho do ano passado, o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SipaeDF) representa um marco significativo para a educação pública do DF. Para tratar da implementação da ferramenta, os coordenadores das regionais de ensino estiveram reunidos com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Francis Ferreira, na manhã desta quinta-feira (27), na Secretaria de Educação (SEEDF).

Durante a reunião, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, pontuou: “Para a qualidade do ensino público, a avaliação atua como o fio condutor que nos trará parâmetros de como está o desenvolvimento escolar de cada estudante” | Foto: Mary Leal/SEEDF

Este sistema tem como objetivo principal monitorar, avaliar e aprimorar continuamente a qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede pública, garantindo que os estudantes tenham acesso a uma educação de excelência e equitativa. 

“Para a qualidade do ensino público, a avaliação atua como o fio condutor que nos trará parâmetros de como está o desenvolvimento escolar de cada estudante”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, na abertura do encontro. 

Processos de ensino

“O sistema contribui para reduzir as desigualdades educacionais e garantir que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprender e se desenvolver”

Francis Ferreira, subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação

Segundo a subsecretária Francis Ferreira, o foco do sistema de avaliação do Distrito Federal está nas aprendizagens, uma vez que não se limita a avaliar o desempenho dos estudantes em provas padronizadas, mas também busca compreender os processos de ensino e aquisição de conhecimentos em sala de aula. 

“Isso permite identificar metodologias que funcionam bem e replicá-las em outras escolas, além de oferecer suporte personalizado para alunos com dificuldades de aprendizagem”, explicou. “Assim, o sistema contribui para reduzir as desigualdades educacionais e garantir que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprender e se desenvolver.”

Um dos pilares do SipaeDF é a coleta sistemática de dados sobre o desempenho dos alunos, as práticas pedagógicas adotadas pelos professores e as condições estruturais das escolas. Essas informações são fundamentais para identificar pontos de melhoria e implementar políticas públicas educacionais baseadas em evidências. 

Ao analisar os resultados das avaliações, os gestores educacionais podem direcionar recursos e esforços para áreas que requerem maior atenção, como a formação continuada de docentes, a modernização da infraestrutura escolar e a inclusão de tecnologias educacionais.

Transparência

O SipaeDF também promove a transparência e a responsabilização no sistema educacional. Ao tornar públicos os resultados das avaliações, o sistema permite que a sociedade civil, os pais e os próprios estudantes possam acompanhar o progresso das unidades escolares e cobrar melhorias quando necessário. Essa participação ativa da comunidade é essencial para construir um ambiente educacional colaborativo e comprometido com o sucesso dos alunos. 

Por fim, a implementação do SipaeDF fortalece a cultura de avaliação e melhoria contínua na rede pública de ensino do Distrito Federal. Ao estabelecer um ciclo constante de diagnóstico, intervenção e reavaliação, o sistema assegura que as políticas educacionais sejam dinâmicas e adaptáveis às necessidades reais dos estudantes e das escolas. 

* Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasilia

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