MENU

Distrito Federal

Cursos presenciais sobre orçamento público atraem mais de 500 servidores

Amarildo Mota

Públicado

em

A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) oferece uma ampla grade de cursos para servidores e funcionários da administração pública. Entre eles, estão o curso teórico de Planejamento e Orçamento Público Aplicado e o prático de Orçamento e Execução Financeira. Apenas esses dois, nos últimos dois anos, já capacitaram 511 servidores.

As aulas são destinadas aos servidores e empregados públicos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional e das carreiras civis e militares do GDF. O interesse pelas aulas presenciais tem aumentado. Em 2022, as turmas tiveram 99 alunos. Um ano depois, a procura pulou para 315 alunos. Neste ano, em apenas três meses, já foram 97 servidores capacitados.

Os cursos da Egov capacitam servidores do GDF das áreas de planejamento e orçamento | Foto: Divulgação/Seec

“É importante que os servidores de todos os órgãos participem dessas formações para conhecer melhor como funcionam as contas públicas do governo e o rito processual orçamentário”, explica o subsecretário de Orçamento Público da Secretaria de Economia (Seec), André Moreira Oliveira.

Realizadas de forma presencial na sede da Egov, as formações têm objetivo de capacitar os funcionários públicos do GDF que atuam nas áreas de planejamento e orçamento visando o aprimoramento e a melhoria dos instrumentos de planejamento e execução orçamentária.

“É importante que os servidores de todos os órgãos participem dessas formações para conhecer melhor como funcionam as contas públicas do governo e o rito processual orçamentário”

André Moreira Oliveira, subsecretário de Orçamento Público

Além disso, o curso prático visa aprimorar os servidores na atuação em ambiente de laboratório, na utilização das rotinas, ferramentas e módulos dos Sistemas SIGGo, SOGGoWeb e SEI relacionados a elaboração de propostas orçamentárias, solicitações de alterações orçamentárias e execução financeira da despesa pública. Entre as disciplinas dos cursos, estão o acompanhamento físico/financeiro das ações governamentais e relatório de gestão e elaboração do orçamento público: LDO e LOA.

Ensino a distância

A capacitação de servidores voltada para a temática orçamentária e financeira é complementada na Egov por outras atividades. É o caso de dois cursos de ensino a distância: Contratos e Convênios; e Nova Lei de Licitações e Contratos. Ambos estão com pré-inscrições disponíveis.

A diretora da Egov, Juliana Tolentino, explica que cada curso EaD é desenvolvido para estimular a aprendizagem autônoma e eficaz, permitindo que os participantes progridam no próprio ritmo. “Estamos continuamente empenhados em proporcionar opções flexíveis e acessíveis de capacitação, e os cursos EaD têm desempenhado um papel significativo na formação dos servidores, que muitas vezes enfrentam dificuldades para conciliar horários”, afirma.

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta