MENU

Distrito Federal

Conheça os dirigentes dos órgãos, autarquias, fundações e empresas do GDF

Amarildo Mota

Públicado

em

Estão confirmados os dirigentes dos órgãos especializados, fundações públicas, autarquias e empresas públicas que vão compor a nova gestão do Governo do Distrito Federal. São 35 gestores à frente das entidades, sendo 30 da composição anterior e apenas cinco novos nomes que serão nomeados no domingo (1º) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) ficará sob comando do ex-deputado distrital Francisco Cláudio de Abrantes. Já a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) terá Chancerley de Melo Santana como diretor-presidente.

Cleison Medas Duval estará à frente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Da antiga composição da Secretaria de Agricultura (Seagri), Cândido Teles de Araújo, que era o secretário da pasta, ficará no comando do Instituto de Terras do Distrito Federal, subsidiária a ser criada pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Odilon Vieira Júnior, que foi subsecretário da Seagri, assume a Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa).

Foto: Divulgação

Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) – Daniel Alves Lima

Assumiu o cargo de controlador-geral do Distrito Federal em 7 de outubro de 2022, após um ano à frente da Controladoria Interna do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Atuou na Controladoria-Geral do DF de 2019 a 2021. É bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Digital e Compliance.

Foto: Divulgação

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) – Cel. QOPM Fábio Augusto Vieira

É comandante da corporação desde abril de 2022. Antes exercia o cargo de subsecretário de Operações Integradas da Secretaria Executiva da Segurança Pública. É formado em Direito e pós-graduado em Altos Estudos e Ciências Políticas, e tem especialização em Segurança Pública.

Foto: Vinicius de Melo

Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) – Robson Cândido da Silva

É diretor-geral da PCDF desde 2019. Trabalhou na Delegacia de Homicídios, nas delegacias do Gama, de Ceilândia e de Taguatinga. Foi delegado-chefe adjunto da 30ª DP (São Sebastião), 15ª DP e 23ª DP e delegado-chefe da 23ª DP e da 11ª DP do Núcleo Bandeirante. É formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública.

Foto: Divulgação

Casa Militar do Distrito Federal (CM) – Cel. Emerson Eduardo Alves de Andrade

Tem mais de 27 anos de experiência em gestão de Segurança Pública. Foi gestor nas Forças Armadas e ingressou na Polícia Militar do DF em 1994. Chefiou a Seção de Planejamento de Pessoal da PMDF. Antes de assumir o cargo de chefe na Casa Militar em abril de 2021, desempenhou a função de subchefe de Gestão Administrativa no órgão.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Jardim Botânico de Brasília – Aline De Pieri

Formada em Direito, atua no Jardim Botânico há vários governos. Foi diretora de Educação Ambiental, antes de assumir a função de diretora executiva em 2019. Também já atuou na Administração Regional do Lago Norte.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Arquivo Público do Distrito Federal – Adalberto Cicero Scigliano

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Publicidade e tem MBA em Marketing. No GDF, foi subsecretário de Qualificação Profissional na Secretaria de Trabalho. Em novembro de 2020, foi nomeado superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) – Celestino Chupel

Natural de Vacaria (RS), foi empossado no cargo de defensor público-geral em maio de 2022 para o biênio 2022/2024. Está no órgão há 18 anos. Foi coordenador do núcleo de saúde NAJ Saúde do DPDF e dos Núcleos de Atendimento do Jurisdicionado Iniciais (NAJ Iniciais). É formado em Direito.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) – Deuselita Pereira Martins

É delegada da Polícia Civil do Distrito Federal, onde ocupou vários cargos. Foi diretora da Penitenciária Feminina por quase dez anos e coordenadora da polícia da Câmara Legislativa (CLDF). Assumiu a Diretoria-Executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso em janeiro de 2019.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP) – Marco Antônio Costa Júnior

Graduado em Ciências Econômicas, é mestre em Economia. Atuou por 13 anos como diretor Executivo no Grupo Serraverde, que opera nas áreas de energia, construção e rede de concessionárias de veículos e motocicletas. É diretor-presidente da FAP desde agosto de 2020.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) – Osnei Okumoto

Foi nomeado diretor-presidente da fundação em março de 2020. Foi secretário de Saúde do Distrito Federal e diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Também já atuou no Ministério da Saúde como secretário de Vigilância em Saúde. É farmacêutico bioquímico, com pós-graduação em Gestão de Hemocentros.

Foto: Divulgação

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) – Inocência Rocha da Cunha Fernandes

É farmacêutica e tem pós-graduação na área de Saúde. É servidora concursada da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com experiência em educação e gestão. É diretora executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs).

Foto: Arquivo Agência Brasília

Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (Funab) – Simone Pereira Costa Benck

Graduada em Ciências Econômicas e em Matemática, com pós-graduação em Educação a Distância. É mestre e doutora em Educação. É professora do quadro efetivo da Secretaria de Educação desde 1994. Além da direção Executiva da Funab, é reitora pro tempore da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FZDF) – Eleutéria Guerra Pacheco Mendes

Técnica em economia doméstica, com licenciatura e especialização na área de Desenvolvimento Rural Sustentável. Trabalhou na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Está no cargo de diretora-presidente do Zoológico desde janeiro de 2019.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) – Fauzi Nacfur Junior

Está na presidência do órgão desde o início da gestão, em 2019. É servidor de carreira da Novacap desde 1991, onde foi diretor de Urbanização. Tem formação em Engenharia Civil. Já atuou no DER em outros governos tanto na direção quanto em cargos de superintendente.

Foto: Divulgação

Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) – Marcelo Rodrigues Portela Nunes

É delegado da Polícia Civil e bacharel em Direito. Antes de assumir como diretor-geral da autarquia em agosto de 2022, exerceu o cargo de presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF. Foi delegado-chefe da 1ª Delegacia de Polícia e do Departamento de Polícia Circunscricional, da Polícia Civil do Distrito Federal.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) – Silvio de Morais Vieira

É advogado e auditor de controle interno do GDF. Graduado em Direito, Geografia e Estudos Sociais. Tem pós-graduação e especialização em Metodologia do Ensino Superior em Educação. Antes de assumir como diretor-presidente do SLU em janeiro de 2021, foi chefe da Unidade de Controle Interno da Secretaria de Esportes.

Foto: Divulgação

Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Brasília Ambiental) – Cláudio Jose Trinchão Santos

Assumiu a presidência do Brasília Ambiental em março de 2020. Antes, era secretário-geral do instituto. É graduado em Engenharia Civil e bacharel em Direito. Teve experiências em gestões anteriores como secretário de Fazenda, da Educação e do Trabalho. Foi presidente do Comitê Nacional dos Secretários da Fazenda dos Estados (Consefaz).

Foto: Arquivo Agência Brasília

Junta Comercial do Distrito Federal (Jucis) – Walid Melo Pires Sariedine

Assumiu a presidência da autarquia pela primeira vez em julho de 2019. Depois foi reconduzido ao cargo em setembro de 2021. É empresário com passagens pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sindicato do Comércio Varejista e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon) – Marcelo de Souza do Nascimento

É diretor-geral do Procon desde o início da gestão. Graduado em Administração de Empresas e em Direito, tem especialização na área de Direito Processual Civil e de Estado e Constituição. Foi assessor jurídico na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e consultor jurídico da Empresa Brasil de Comunicação.

Foto: Divulgação

Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) – Raimundo da Silva Ribeiro Neto

Assumiu a presidência da Adasa em 2020. É formado em Direito e atuou como professor. Foi deputado distrital e secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Governo do Distrito Federal. É natural de Piracuruca (Piauí).

Foto: Divulgação

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas) – Bruno Alvim Moura

Graduado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Administração e Gestão Estratégica. Assumiu a Diretoria Administrativo-Financeira do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal em 2020, ano em que o plano de saúde, GDF Saúde, foi lançado. Em outubro de 2022, tomou posse como presidente do órgão.

Foto: Divulgação

Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev) – Paulo Ricardo Andrade Moita

É graduado em Administração. Tem mais de 20 anos de experiência nas áreas administrativa, comercial e financeira. Atuou no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e comandou a Diretoria de Administração e Finanças do Iprev-DF. Assumiu a presidência do órgão em outubro de 2022.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) – Jeansley Charlles de Lima

Mais conhecido como Jean Lima, é formado em História. Fez mestrado em História Social e doutorado em História Econômica. Foi coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF (CDES/DF). Comanda o IPEDF desde 2019, quando o instituto ainda se chamava Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô) – Handerson Cabral Ribeiro

Formado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública. Foi superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Goiás e no Distrito Federal. E atuou como assessor e gerente de projeto da Secretaria de Gestão dos Programas de Transportes, no Ministério dos Transportes.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) – Izídio Santos Júnior

É formado em Engenharia Civil. Atuou em diversas entidades da construção civil e presidiu o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) por dois mandatos. Foi secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal por um ano. Em dezembro de 2019, assumiu o comando da Terracap.

Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Biotic – Gustavo Dias Henrique

É bacharel em Ciência Política e em Relações Internacionais. Tem pós-graduação em Administração Pública e mestrado em Administração e Políticas Públicas. Foi diretor de Habitação e Regularização Fundiária da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).

Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Instituto de Terras do Distrito Federal – Cândido Teles de Araújo

Produtor rural, é graduado nos cursos de Direito e Administração de Empresas. Iniciou a vida profissional na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde trabalhou por 32 anos. Foi deputado estadual pelo Mato Grosso. Presidiu a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e atuou como secretário da Agricultura.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) – Fernando Rodrigues Ferreira Leite

É formado em Engenharia Elétrica. Foi presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), além de diretor da Associação de Empresas Estaduais de Energia Elétrica (Acesa). Comanda a Novacap desde 2020.

Foto: Divulgação

Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) – Francisco Cláudio de Abrantes

Foi policial civil e deputado distrital por dois mandatos (2010 e 2018). Ficou amplamente conhecido no Distrito Federal por interpretar o papel de Jesus Cristo na Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, entre os anos de 1991 e 2001. Foi presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa.

Foto: Divulgação

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) – Cleison Medas Duval

É graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Fitopatologia. Servidor de carreira da Emater desde 2011, atuou no atendimento a produtores rurais, na coordenação do Programa de Floricultura e na chefia de gabinete da autarquia.

Foto: Divulgação

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) – Chancerley de Melo Santana

Formado em marketing e pós-graduado em Gestão Pública, com ênfase em Políticas Públicas. Foi secretário da Procuradoria da Câmara Legislativa e já ocupou a assessoria especial do Governo do Distrito Federal. Também atuou nas secretarias do Entorno e do Trabalho. Comandou a TCB no início da primeira gestão do governador Ibaneis Rocha.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Banco de Brasília (BRB) – Paulo Henrique Costa

É graduado em Administração de Empresas, com mestrado em Administração de Empresas e em Administração. Entre 2001 e 2018, exerceu diversas posições gerenciais no conglomerado Caixa Econômica Federal. Assumiu a presidência do BRB em fevereiro de 2019.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Companhia Energética de Brasília (CEB) – Edison Garcia

Formado em Direito, com pós-graduação em Direito Societário. Foi procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e ocupou a presidência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) até o final de 2018, quando assumiu o comando da CEB.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) – Pedro Cardoso Santana Filho

É graduado em Direito, com pós-graduação em Polícia Judiciária e em Direito Penal e Criminologia. Foi delegado-chefe de várias unidades da polícia no Distrito Federal, além de diretor-geral do Sistema Penitenciário, coordenador de segurança da Câmara Legislativa (CLDF) e secretário-adjunto de Segurança Pública (SSP-DF).

Foto: Arquivo Agência Brasília

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa) – Odilon Vieira Júnior

É formado em Engenharia Agronômica. Trabalhou como servidor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) e atuou por 15 anos em diversas multinacionais no desenvolvimento de controle de pragas. Foi subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura.

Conheça os dirigentes dos órgãos, autarquias, fundações e empresas do GDF

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta