Distrito Federal
Blocos de rua mais limpos do Carnaval serão premiados
Pelo terceiro ano consecutivo, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai premiar os blocos de rua mais limpos do Carnaval do Distrito Federal. Na ocasião, também serão reconhecidos aqueles que tiverem as melhores iniciativas em prol da limpeza urbana durante os dias de folia.
Premiação do ano passado registrou boa adesão e um bom resultado: foram recolhidas 19,9 toneladas de lixo, número que equivale, segundo o SLU, ao Carnaval mais limpo em termos de resíduos coletados | Foto: Vinicius Mendonça/SLU
“Esperamos que, mais uma vez, a adesão seja positiva e que os donos dos blocos incentivem os participantes a manter as ruas limpas”
Luiz Felipe Carvalho, diretor-presidente do SLU
O Prêmio Folia, que faz parte da campanha de conscientização ambiental do SLU durante o Carnaval, busca estimular o engajamento dos blocos de rua e dos foliões sobre a importância do descarte correto de resíduos, especialmente os materiais recicláveis.
“No ano passado, o retorno foi muito positivo e a competição foi acirrada, com uma grande participação de blocos e foliões”, afirma o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho. “Esperamos que, mais uma vez, a adesão seja positiva e que os donos dos blocos incentivem os participantes a manter as ruas limpas.”
Durante a folia, as ruas próximas aos principais blocos carnavalescos serão reforçadas com papa-recicláveis – tudo para facilitar o descarte adequado dos resíduos. “Além disso, sempre após os blocos, nossos garis entrarão na avenida para limpar as ruas e deixá-las prontas para o dia seguinte”, acrescenta Carvalho.
Participação
Poderão participar do Prêmio Folia Limpa os blocos carnavalescos de rua que, devidamente autorizados na lista organizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), desfilarem entre 1º/3 e 5/3. Para participar, basta preencher, até sexta-feira (28), o formulário eletrônico disponibilizado no site do SLU, onde poderão ser conferidos todos os critérios de seleção.
Histórico
No ano passado, o SLU recolheu em torno de 19,9 toneladas de lixo geradas pelos foliões, registrando o Carnaval mais limpo da série histórica do Distrito Federal com relação à quantidade de resíduos recolhidos. Em 2023, houve a coleta de 26,6 toneladas.
Em 2024, foram premiados os blocos Portadores da Alegria, Galo Cego, Aparelhinho, Baratinha, Bloco do Amor, Bloco das Montadas, Carnaval dos Raparigueiros, Divinas Tetas, Ventoinha de Canudo e Galinho de Brasília.
*Com informações do SLU
Fonte: Agência Brasilia
-
Esportes23 horas atrásPraia e Osasco encaram clubes italianos na semi do Mundial de vôlei
-
Destaques23 horas atrásAcordo de Paris completa 10 anos com alerta por metas insuficientes
-
Economia13 horas atrásBolsa sobe 0,99% e volta a superar os 160 mil pontos
-
Política13 horas atrásMotta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio