MENU

Distrito Federal

Avançam as obras no Noroeste – Agência Brasília

Amarildo Mota

Públicado

em

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) vai investir um total de R$ 100 mil para a realização de obras de pavimentação e sinalização no estacionamento público da SQNW 103, Projeção F, do Setor Habitacional Noroeste. O processo foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira, 27 de agosto. O prazo para a execução é de 30 dias, contados a partir da data de emissão da ordem de serviço.

A construtora responsável foi escolhida mediante licitação presencial, ocorrida em julho deste ano. Nela, as companhias credenciadas se apresentaram com os devidos representantes e lançaram as propostas. O critério de julgamento foi o menor preço.

Segundo o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho, por se tratar de um empreendimento da Agência, “a estatal é encarregada pela infraestrutura básica do bairro”. Ele explica que a parte de calçamento receberá pavimento intertravado. Esse modelo de piso nada mais é que um conjunto de blocos de concreto que lembram o formato de um quebra-cabeças.

Ainda que os moradores locais sejam os maiores beneficiados a reforma, eles não serão os únicos a ganhar. Serão gerados empregos diretos e indiretos com a aplicação do projeto. De acordo com a Diretoria Técnica da empresa, a proporção é de 3 para 1, respectivamente. O cálculo foi feito com base no estudo “Novas estimativas do modelo de geração de empregos” do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A obra faz parte de uma sequência de várias que ainda estão por vir no Noroeste. Em breve, outros pontos da região receberão limpeza e nivelamento do solo, bem como plantio de grama; implantação de rede de distribuição de água; construção de lixeiras subterrâneas, e rede aérea e pavimentação asfáltica, com ramais de drenagem, bocas de lobo e meio-fios.

A W9

Outra importante obra que está sendo realizada no bairro, com recursos da Terracap, é a construção da W9. Somente as obras de complementação da via receberão R$ 1,7 milhão em investimentos. A Novacap já finalizou a escavação e o nivelamento da avenida. Na próxima semana, inicia a base em BGS.

A W9 é a principal avenida no projeto urbanístico do Setor Habitacional Noroeste e uma demanda antiga de moradores da região, assim como um antigo anseio do setor produtivo local. A obra ficou parada desde 2004 aguardando uma conciliação entre os poderes públicos e comunidades indígenas, que ocupavam um trecho da área onde passará a via.

Uma vez concluída, a W9 permitirá o tráfego de veículos entre o Setor de Transporte Norte (STN) e a DF 040, próximo ao Setor de Recreação Pública Norte (SRPN). A via terá duas pistas com três faixas cada uma.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta