MENU

Distrito Federal

Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas inicia no dia 25

Amarildo Mota

Públicado

em


Brasília, 24 de julho de 2022 –
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) elaborou um calendário alusivo à Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com diversas ações de conscientização sobre a temática que serão realizadas entre os dias 25 e 30 deste mês.

No DF, a Sejus é a pasta responsável pelo apoio e atendimento psicossocial às vítimas desse crime e vem desenvolvendo estudos, pesquisas e ações que visam ao fortalecimento das políticas públicas de proteção e articulação à rede de atenção ao tráfico de pessoas.

A pasta também realiza ações em parceria com a Secretaria de Educação (SEE), com palestras sobre o tema nas escolas do DF, além de formar parcerias com organizações da sociedade civil e prestar apoio administrativo e logístico para o funcionamento do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Todas as ações são desenvolvidas pela Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav).

Segundo a Convenção das Nações Unidas, o tráfico de pessoas é caracterizado pelo “recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração”.

O secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, reforça: “Cabe à Sejus promover políticas públicas de conscientização e atendimento psicossocial às vítimas e aos familiares, além de fortalecer o Plano Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A luta contra essa prática é de todos nós. Precisamos que pais, crianças e adolescentes sejam alertados sobre os perigos desse crime e como denunciar”.

Entre os dias 25 e 30 deste mês haverá a iluminação, na cor azul, dos prédios da Sejus, na antiga Rodoferroviária, do Palácio do Buriti, da Câmara Legislativa do DF, do Tribunal de Contas do Distrito Federal e do Museu da República. A iluminação especial é uma referência à Campanha Internacional Coração Azul, um projeto do Escritório das Nações Unidas que tem como objetivo sensibilizar a população sobre o tráfico de pessoas. A cor azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos.

Outras ações da Sejus neste mês

Dia 26 – Blitz educativa em parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran)
A ação será realizada no Eixo Monumental, próximo à Torre de TV, das 9h30 às 11h30, com o intuito de alertar, sensibilizar e mobilizar os condutores e passageiros sobre a importância de conhecer o crime de tráfico de pessoas, como proceder e como se prevenir. No local, estarão presentes as equipes do Detran, com a estrutura de abordagem a veículos, e da Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência, que darão orientações e entregarão material informativo a respeito da temática.

Dia 27 – Blitz educativa em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF)
A ação será desenvolvida das 14h às 17h na unidade operacional da PRF (BR-070, Km 16.5), escolhida por apresentar alto fluxo e ser rota para outros estados, chegando até a fronteira com a Bolívia, tornando-se, assim, propícia às ações de prevenção e enfrentamento sobre a temática. A equipe da PRF fará abordagem e devida inspeção dos veículos, enquanto representantes da Subav darão orientações e farão entrega de material informativo a respeito do tráfico humano.

Dia 28 – Teatro de Rua
O Grupo Teatral A.T.H.O.S apresenta, na praça de alimentação do Conjunto Nacional, das 12h30 às 13h30, a performance Esse Crime é Real, com encenação de situações sobre o crime de tráfico humano, para dialogar com o cotidiano das pessoas.

Dados importantes

Os dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) indicam que o tráfico de pessoas explora cerca de 2,5 milhões de indivíduos no mundo. Por sua vez, pesquisa elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) revela que esse crime transnacional só é superado pelo tráfico de drogas e pelo de armas, sendo considerado a terceira atividade ilegal mais praticada em nível internacional.

Na parcela de vítimas de tráfico está a exploração sexual, com casamentos forçados em 50% dos casos, trabalho forçado (38%) e remoção de órgãos em atividade criminal (6%). Entre as vítimas mais comuns estão as pessoas com necessidade econômica (51%), imigrantes ou cidadãos com desordem neurológica (10%), educação ou conhecimento limitado de língua estrangeira (6%) e deficiência física (3%). Globalmente, uma em cada três vítimas detectadas é uma criança, a maioria traficada para trabalhos forçados.

Canal de denúncia

A fim de alertar e conscientizar a população do DF sobre a gravidade do tráfico humano, a Sejus disponibiliza um canal com informações e espaço para recebeer denúncias sobre esse crime, o Disque 2244-1232.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Continue Lendo

Em alta