MENU

Destaques

Não há solução milagrosa contra a COVID-19, afirma organização mundial da saúde.

Amarildo Mota

Públicado

em

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta segunda-feira (3) que talvez nunca exista uma “solução milagrosa” contra a covid-19, apesar dos esforços dos laboratórios e países para obter uma vacina.

“Não há solução milagrosa e talvez nunca exista”, afirmou o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma entrevista coletiva virtual. “Os ensaios clínicos nos dão esperança. Mas isso não significa necessariamente, que virá uma vacina” eficaz, principalmente no longo prazo, disse.

Esperamos ter um número de vacinas eficazes que possam evitar que as pessoas sejam infectadas, mas controlar os focos depende do respeito às medidas de saúde pública e do “compromisso político”, apontou.

O comitê de emergência da OMS foi muito claro: quando os líderes trabalham de maneira muito estreita com as populações, essa doença pode ser controlada”, ressaltou.

“Devemos conter os surtos, testar, isolar e tratar pacientes, procurar colocar em quarentena seus contatos”, mas a informação é primordial, afirmou o diretor, antes de pedir às populações a continuidade das medidas restritivas exaustivamente divulgadas como o respeito ao distanciamento físico, uso de máscaras, boas práticas de higiene, para romper as cadeias de transmissão do novo coronavírus.

E continuem mesmo quando a doença estiver sob controle, afirmou depois de apontar que vários países que pareciam ter ter contratado o surto da pandemia registram agora novos casos.

A pandemia já matou mais de 690 mil pessoas no mundo desde o final de dezembro, de acordo com o balanço da Universidade John Hopkins. Mais de 18 milhões de casos foram registrados oficialmente, dos quais pelo menos 10,5 milhões foram curados.

Em 10 de julho, a Organização Mundial da Saúde enviou um epidemiologista e um especialista em saúhde animal à China, para um estudo sobre a origem do vírus que apareceu na China no final de 2019.

Continue Lendo

Em alta