MENU

Distrito Federal

Ventiladores do Túnel de Taguatinga passam por teste de fumaça

Amarildo Mota

Públicado

em

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

O sistema de exaustão do Túnel de Taguatinga passou pelo primeiro teste de fumaça, nesta terça-feira (28). Todos os 52 ventiladores foram acionados com fumaça fria para que fosse possível verificar a velocidade das pás, entre outros pontos estabelecidos em projeto.

 

Os testes dessa terça-feira começaram pelos 22 ventiladores do lado sul, seguindo depois para a avaliação dos 30 do lado norte. Foram verificadas a velocidade das pás e a capacidade de reversão dos ventiladores, condições que garantem segurança no interior do túnel em caso de incêndio.

A avaliação contou com a participação de engenheiros e técnicos da Secretaria de Obras e do consórcio responsável pela execução das passagens subterrâneas. Primeiro, foram testados os 22 ventiladores instalados no lado sul (sentido Avenida Elmo Serejo/Estrada Parque Taguatinga). Em seguida, foi a vez dos 30 aparelhos do lado norte.

 

“O correto funcionamento do sistema de ventilação é fundamental para que possamos liberar o túnel para o tráfego de veículos”Luciano Carvalho, secretário de Obras

 

“Todo dia é dia de teste de sistemas no Túnel de Taguatinga. Esse foi o primeiro teste de fumaça e o resultado não poderia ter sido melhor. Em apenas três minutos, os jato ventiladores eliminaram toda a fumaça”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho “O correto funcionamento do sistema de ventilação é fundamental para que possamos liberar o túnel para o tráfego de veículos”, completa.

 

Além da velocidade, também foi verificada a capacidade de reversão dos ventiladores, que podem girar para os dois lados conforme a necessidade. “Se houver um incêndio dentro do túnel, o sistema de ventilação será capaz de empurrar toda a fumaça e calor para fora, protegendo as pessoas”, explica Ricardo Miranda, diretor da Enprodes, empresa responsável pelo desenho dos sistemas do túnel.

 

– Agência Brasília –

Continue Lendo

Em alta