MENU

Distrito Federal

Sol Nascente: O GDF investe R$ 144 milhoes em urbanização na cidade.

Amarildo Mota

Públicado

em

Arte/Agência Brasília.

 

O Sol Nascente/Por do Sol  região administrativa do Distrito Federal, está a caminho de se tornar uma cidade inteiramente  urbanizada.

 

O projeto iniciado em 2011 tem mudado a realidade da região que antes sofria com a falta de infraestrutura, hoje o Governo do Distrito Federal investe pesado em infraestrutura  na região. O GDF, está trabalhando em toda a região dividida em 03 frentes, os investimentos nessas frentes de serviços já totalizaram mais de 144 milhões de reais em asfaltamentos,  drenagens, colocação de meios-fios e sinalização das vias já concluídas e com cerca de 58%, em média,  de todas as obras concluídas. Existe uma previsão para ser investidos mais de 180 milhões de reais  em obras na cidade.

 

A cidade tem hoje cerca de 100 mil habitantes.  Foi criada de forma irregular nos anos 80, e até pouco tempo atrás contava com pouca estrutura básica como água, luz, esgoto e saneamento.

 

Mas a realidade tem mudado nos últimos anos. Em 2011, foi criado o programa “SOS Sol Nascente”, que tinha como objetivo urbanizar a região e melhorar as condições de vida dos moradores. Desde então, obras de infraestrutura, como instalação de redes de água e esgoto, pavimentação de ruas, construção de escolas e postos de saúde estão sendo realizadas na região.

 

Um dos principais marcos do projeto foi a entrega de mais de 80% das escrituras dos imóveis aos moradores da cidade. A regularização fundiária garante aos moradores a posse definitiva de seus imóveis.

 

Com a urbanização a região se aproxima de se tornar uma cidade totalmente regularizada, com moradias dignas e serviços básicos para a população. O projeto é um avanço para a cidade e para o Distrito Federal, que tem um grande desafio na regularização de várias outras áreas consideradas irregulares na capital federal.

 

A Sol Nascente/Por do Sol ainda tem muito a avançar para se tornar uma cidade totalmente urbanizada, mas as mudanças e melhorias na infraestrutura já são visíveis e contribuem para a qualidade de vida dos moradores.

 

Da Redação.

Continue Lendo

Em alta