MENU

Distrito Federal

Pavimento rígido começa a ser feito na fase 2 do Túnel de Taguatinga

Amarildo Mota

Públicado

em

Avança a pavimentação no lado norte do Túnel de Taguatinga, por onde os veículos trafegarão em direção a Ceilândia. Desde segunda-feira (22), o trabalho está concentrado na chamada fase 2 da passagem. O trecho, que começa na altura da Avenida Comercial e vai até a Avenida Elmo Serejo, já tem 120 m lineares concretados.

Concreto vai sendo colocado por cima de uma lona; atrás dos funcionários, a máquina pavimentadora | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Nenhuma das três faixas da fase 2 havia sido revestida. “Vamos concretar primeiro duas delas; depois, faremos o serviço na outra”, conta o engenheiro civil Samuel Teles, um dos profissionais que atuam na construção do Túnel de Taguatinga. “A pavimentadora tem uma limitação de largura, não dá para revestir as três ao mesmo tempo”.

A concretagem foi concluída na fase 1 do lado norte na sexta-feira (18). A pavimentação do percurso de 500 m que vai da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) até a Avenida Comercial consumiu 650 m³ de concreto. A fase 3, porção central da passagem subterrânea, será pavimentada por último.

“Ainda temos alguns poucos metros de barreira new jersey para construir neste setor”, explica o engenheiro civil André Borges, que também trabalha na obra do túnel. A new jersey é uma mureta de segurança multifuncional que, feita de concreto, resguarda a estrutura do túnel, mantendo as paredes intactas em caso de colisão.

O uso do pavimento rígido é recomendado para vias de tráfego pesado e corredores exclusivos para ônibus (BRT) por conta de sua alta resistência. Produzido com concreto de cimento portland (CCP), o material tem vida útil até três vezes maior do que o pavimento flexível, feito de asfalto.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta