MENU

Distrito Federal

Campanha Volta às Aulas orienta comunidade sobre segurança no trânsito

Amarildo Mota

Públicado

em

Crianças e adolescentes de uma escola particular em Ceilândia aprenderam mais sobre as regras de trânsito nesta quinta-feira (2). É que já começou a campanha Volta às Aulas, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). O projeto busca conscientizar alunos, pais e responsáveis, além dos usuários das vias próximas às unidades de ensino, sobre os cuidados e perigos no tráfego.

Atividades teatrais, como teatro, fazem parte da iniciativa do Detran | Foto: Ana Carolina Pinheiro Veiga/Detran

“É um trabalho muito positivo para a formação dos estudantes, que aprendem mais, de forma lúdica, sobre cuidados imprescindíveis no trânsito”
Rossania Estela Araújo, diretora do Colégio Objetivo

Por meio de cantorias repentistas e teatro de mímica, os estudantes aprenderam como atravessar a faixa de pedestre da forma correta e foram orientados sobre os riscos do uso de celular no volante, entre outros assuntos. Todos receberam um material educativo, com quebra-cabeças, cofrinho e livro de histórias para colorir.

Mãe de duas meninas, a servidora Isaura Castro Silva, 39, afirma que a ação mostra às crianças como preservar a própria segurança. “É importante para que elas prestem atenção aos carros e se cuidem, sem correr em direção à pista ou ao atravessar a rua, porque, no segundo que os adultos se dispersam, se as crianças não têm noção do perigo do trânsito, uma tragédia pode acontecer”, comenta a moradora de Ceilândia.

Já a diretora do colégio Objetivo, Rossania Estela Araújo, ressalta a importância da parceria entre instituições de ensino e órgãos de fiscalização: “É um trabalho muito positivo para a formação dos estudantes, que aprendem mais, de forma lúdica, sobre cuidados imprescindíveis no trânsito”.

Educação, a melhor direção

O chefe do Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito do Detran, Miguel Videl, afirma que, em média, são atendidos cerca de 300 alunos por escola. “Também conversamos com os pais e os motoristas de transporte escolar sobre como embarcar e desembarcar os estudantes da forma mais segura possível”, conta.

Videl lembra que os condutores devem reduzir a velocidade, evitar parar em fila dupla, manter distância maior do carro da frente, estacionar corretamente e respeitar a faixa de pedestre. Também é importante usar cinto de segurança, e crianças menores de dez anos não podem ser transportadas em motocicletas nem no banco dianteiro do carro.

“Trabalhamos a educação no trânsito nas escolas o ano inteiro”, pontua o gestor. “Temos grupos de teatro, mímica, contação de histórias e muitas outras ações com o objetivo de levar mais conhecimento às crianças e adolescentes. Acreditamos que a educação é a melhor direção e que, conscientizando as crianças, estamos trabalhando para que entendam a responsabilidade que o trânsito pede desde pequenos.”

Desde segunda-feira (30/1), a campanha já passou por escolas privadas da Asa Sul, Gama e Vicente Pires. A partir do dia 13 deste mês, será feito o atendimento às escolas públicas do DF. O cronograma é atualizado semanalmente e pode ser consultado no site da autarquia..

Instituições interessadas em participar da campanha podem entrar em contato com o Detran pelo e-mail [email protected] ou pelo  Instagram do órgão. 

Campanha Volta às Aulas orienta comunidade sobre segurança no trânsito

The post Campanha Volta às Aulas orienta comunidade sobre segurança no trânsito appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta