Brasil
ENORME NUVEM DE GAFANHOTO SE APROXIMA DO BRASIL
Por: Amarildo Mota
ENORME NUVEM DE GAFANHOTO SE APROXIMA DO BRASIL
Uma enorme nuvem de gafanhotos chegou na Argentina e está se deslocando para o Brasil. Fato que já preocupa pesquisadores e autoridades brasileiras, já que esse fato é pouco conhecido, contudo, já se sabe que junto com a praga vem também um enorme prejuízo.
No Paraguai, país que a nuvem de gafanhotos passou antes da Argentina, destruiu plantações de milho. A enorme nuvem de gafanhotos deve seguir para o Uruguai e depois chegará ao Rio Grande do Sul.
Conforme o Ministério da Agricultura e Abastecimento, especialistas argentinos estão fazendo monitoramento do perigo que se aproxima.
Essa espécie (schistocerca cancellata), já trouxe muitos problemas no ano de 1960.
No dia 11 de maio o Serviço de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA), emitiu o primeiro alerta. Passou apenas 10 dias após o alerta, os gafanhotos entraram na Argentina.
As regiões mais atingidas até o momento são as províncias de Santa Fé, Formosa e Chaco. Regiões da Argentina.
Especialistas falam que onde os animais chegam destroem tudo que é verde. Já se sabe também, que os inseticidas demoram alguns dias para fazer efeito e não vai adiantar, além de acabar contaminando rios, lagos e solos.
Essa praga existe no Brasil desde o século XIX e mesmo não sendo comum, essa espécie (schistocerca cancellata), já trouxe muitos problemas no ano de 1960.
Eles não prejudicam a saúde humana e de animais, já que se alimentam de vegetais. Além disso, eles não são transmissores de doenças.
Em um dia, os gafanhotos devoraram o que daria para alimentar 2 mil vacas, ou 350 mil pessoas. É possível que no espaço de 1 km² existam cerca de 40 milhões de gafanhotos.
Os gafanhotos costumam ser solitários, mas em algumas circunstâncias eles passam a se reproduzir rapidamente, porém os especialistas ainda não sabem informar o motivo dessa nuvem que vem cada vez mais se aproximando do Brasil.
Com a interferência do homem no meio ambiente, com atitudes irracionais, levaram o planeta para altos níveis de temperaturas. Ventos e chuvas auxiliam na rápida reprodução desses insetos.
A raça humana precisa urgentemente repensar suas atitudes. Cuidando do meio ambiente.
-
Destaques15 horas atrás
STF julga resolução sobre fechamento de manicômios judiciários
-
Distrito Federal12 horas atrás
Alunos da rede pública do DF participam de encerramento do programa Embaixadores do Brasil
-
Distrito Federal8 horas atrás
Laboratório público de Ceilândia adquire três novos microscópios ópticos
-
Saúde6 horas atrás
Ministério prestará assistência a infectados por HIV após transplantes