MENU

Brasil

ENORME NUVEM DE GAFANHOTO SE APROXIMA DO BRASIL

Redação

Públicado

em

Por: Amarildo Mota


ENORME NUVEM DE GAFANHOTO SE APROXIMA DO BRASIL

   Uma enorme nuvem de gafanhotos chegou na Argentina e está se deslocando para o Brasil.  Fato que já preocupa pesquisadores e autoridades brasileiras, já que esse fato é pouco conhecido, contudo,  já se sabe que junto com a praga vem também um enorme prejuízo. 

   No Paraguai, país que a nuvem de gafanhotos passou antes da Argentina, destruiu plantações de milho. A enorme nuvem de gafanhotos deve seguir para o Uruguai e depois chegará ao Rio Grande do Sul.

   Conforme o Ministério da Agricultura e Abastecimento, especialistas argentinos estão fazendo monitoramento do perigo que se aproxima.

   Essa espécie (schistocerca cancellata), já trouxe muitos problemas no ano de 1960.

   No dia 11 de maio o Serviço de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA), emitiu o primeiro alerta. Passou apenas 10 dias após o alerta, os gafanhotos entraram na Argentina.

  As regiões mais atingidas até o momento são as províncias de Santa Fé, Formosa e Chaco.  Regiões da Argentina.
 
   Especialistas falam que onde os animais chegam destroem tudo que é verde. Já se sabe também, que os inseticidas demoram alguns dias para fazer efeito e não vai adiantar, além de acabar contaminando rios, lagos e solos.

   Essa praga existe no Brasil desde o século XIX e mesmo não sendo comum, essa espécie (schistocerca cancellata), já trouxe muitos problemas no ano de 1960.

   Eles não prejudicam a saúde humana e de animais, já que se alimentam de vegetais. Além disso, eles não são transmissores de doenças.

   Em um dia, os gafanhotos devoraram o que daria para alimentar 2 mil vacas, ou 350 mil pessoas. É possível que no espaço de 1 km² existam cerca de 40 milhões de gafanhotos.

   Os gafanhotos costumam ser solitários, mas em algumas circunstâncias eles passam a se reproduzir rapidamente, porém os especialistas ainda não sabem informar o motivo dessa nuvem que vem cada vez mais se aproximando do Brasil.

   Com a interferência do homem no meio ambiente, com atitudes irracionais, levaram o planeta para altos níveis de temperaturas. Ventos e chuvas auxiliam na rápida reprodução desses insetos.

   A raça humana precisa urgentemente repensar suas atitudes. Cuidando do meio ambiente.

Continue Lendo

Em alta