MENU

Sem Categoria

Empréstimo consignado do INSS poderá anunciar duas novas regras; entenda!

Redação

Públicado

em

Por: Amarildo Mota


Pandemia facilita liberação de serviços bancários. Nesta terça-feira (21), Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) emitiu uma série de recomendações para otimizar a aceitação do empréstimo consignado. De acordo com o texto, o limite máximo das operações deverá ser 1,6 vezes maior do que a renda mensal dos beneficiários. Os informes foram publicados estão disponíveis do Diário Oficial da União.   

Visando otimizar as liberações do empréstimos consignado, o INSS deverá permitir que os seus segurados tenham um prazo de carência de até 90 dias antes de descontar a primeira parcela. Além disso, o período não poderá ser considerado dentro dos 83 meses previstos para a liquidação do contrato.  
Outro ponto abordado foi que o beneficiário ou seu representante legal terão um prazo de até 30 dias para autorizar o desbloqueio dos benefícios. A data é validada a partir do momento em que o serviço foi avaliado pela administração do INSS.
Por fim, a assessoria do Instituto informou ainda que publicará um normativo com todas as recomendações do CNPS. 

Como funciona o crédito consignado? 


Trata-se de um serviço financeiro administrado pelo INSS. Os valores são descontados diretamente do salário ou da aposentadoria dos segurados, fazendo com que parte de sua renda fique comprometida até o fim do pagamento do crédito.

Para solicitar o empréstimo consignado, o cidadão deve entrar em contato com a instituição bancária ou com o INSS.  
É preciso ficar atento, pois o valor só é concedido para as pessoas que estão com o nome limpo. No caso de dívidas em aberto no Serasa, não é possível ter acesso ao empréstimo.
De acordo com o Banco Central, atualmente 20% da renda das famílias estão sendo usadas para quitar dívidas. Incluindo serviços de financiamento e seus juros. 

Quando vale a pena pegar empréstimo consignado? 

O serviço de crédito via INSS é recomendado apenas para as pessoas que estão descobertas financeiramente. Antes de solicita-lo, é preciso ponderar se os abatimentos em seu salário não lhe colocarão em mais dívidas. 
É importante lembrar que o valor é descontado diretamente na folha de pagamento. Desse modo, não é possível fazer renegociações ou adiar as parcelas.  
Um ponto positivo é que as linhas de crédito consignado são consideradas as mais baratas do mercado. Dessa forma, para quem tiver garantido de que precisará solicitar um empréstimo, tendo direito a modalidade, é a que mais vale a pena. 

Fonte : fdr


Continue Lendo

Em alta