MENU

Saúde

EXERCÍCIO FORTALECE PULMÃO E “BLINDA” CORPO CONTRA DOENÇAS

Amarildo Mota

Públicado

em

  • EXERCÍCIO FORTALECE PULMÃO E “BLINDA” CORPO CONTRA DOENÇAS

“Respiração consciente é usar a capacidade respiratória maior que tem disponível nos pulmões. Ao fazer isso, movimenta os músculos respiratórios e, de uma determinada forma, realiza uma ginástica pulmonar para manter a saúde dos pulmões”.

Exercícios para fortalecer a musculatura pulmonar, que podem ajudar a proteger o corpo contra patologias, ainda mais em tempos de pandemia. A atividade faz parte do método de Pranayma, que tem o objetivo de proporcionar uma respiração consciente. Quem explica melhor o tema é a instrutora de yoga, Sandra Cristina da Silva Tonini.

Ela é fisioterapeuta e terapeuta integrativa. Durante uma conversa com o Lado B, esclarece que Pranayama é o controle da respiração. “Seria uma respiração consciente. Respirar é a primeira e última coisa que vamos fazer na vida, é a algo que fazemos automaticamente”.

No entanto, quando a respiração ocorre de forma automática, o corpo tende a usar apenas a capacidade respiratória funcional para manter-se vivo, relata. “Quem vive naturalmente e usa a força do dia a dia, é diferente de quem força a musculatura praticando yoga, corrida, indo para à academia. A resistência da outra pessoa é maior porque utiliza uma capacidade maior”.

É preciso fazer o fortalecimento da musculatura pulmonar usando a capacidade inspiratória e expiratória. “Assim trabalha parte dos alvéolos dos pulmões, movimentando maior parte do que estou habituado. Desta forma, exercito minha musculatura, tornando-a mais forte, efetiva e pronta pra respirar melhor”.

De acordo com Sandra, com a idade, a gente perde de 30% a 40% da capacidade pulmonar, justamente pela falta do uso. “Se não pratica exercícios, conforme envelhece, começa a andar arrastando o chinelo porque perde a musculatura da coxa, e é a mesma coisa com o pulmão”.

”Se a gente não utiliza toda a musculatura pulmonar, ela fica na capacidade funcional. Quando se pegar alguma patologia, [a doença] encontrará um pulmão preguiçoso e terá competência de aniquilar a capacidade respiratória mais rapidamente”.

Sandra ainda diz que o fortalecimento pulmonar pode ser uma saída para evitar os danos no corpo e na vida, causados pelo novo coronavírus. “Teremos mais vítimas. Uma pessoa que não trabalha a respiração, não vai ter força para combater a doença”.

Por isso ela destaca que, quando se cria o hábito de cuidar da saúde, melhora o condicionamento físico. “Ficamos preparados. É a mesma coisa do sistema imunológico, se tiver bom, a patologia chega, mas o corpo estará preparado para combater a doença”, afirma.

Fonte: Campo Grande News

Continue Lendo

Em alta