Distrito Federal
Projeto Restaurando Sorrisos oferecerá atendimentos odontológicos gratuitos no Paranoá

- /www/wwwroot/amarildomota.blog.br/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 27
https://amarildomota.blog.br/wp-content/uploads/2025/03/Atendimento-movel-sera-realizado-em-uma-unidade-movel-equipada-como-consultorios-odontologicos-completos.-Foto-Divulgacao-1000x600.jpg&description=Projeto Restaurando Sorrisos oferecerá atendimentos odontológicos gratuitos no Paranoá', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
- Share
- Tweet /www/wwwroot/amarildomota.blog.br/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://amarildomota.blog.br/wp-content/uploads/2025/03/Atendimento-movel-sera-realizado-em-uma-unidade-movel-equipada-como-consultorios-odontologicos-completos.-Foto-Divulgacao-1000x600.jpg&description=Projeto Restaurando Sorrisos oferecerá atendimentos odontológicos gratuitos no Paranoá', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
O projeto Restaurando Sorrisos, que oferece atendimento odontológico gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica, começou a agendar consultas no Paranoá. Os atendimentos terão início na próxima segunda-feira (17), mas no último sábado (8), Dia Internacional da Mulher, muitas moradoras da região já realizaram o pré-agendamento. As consultas serão confirmadas por ligação ou mensagem via WhatsApp.
Atendimento será oferecido, a partir do dia 17, em uma unidade móvel equipada com consultórios odontológicos completos | Foto: Divulgação/Agência Saúde-DF
A iniciativa faz parte do programa Saúde Mais Perto do Cidadão, do Governo do Distrito Federal (GDF), e pretende atender cerca de 7 mil mulheres até o fim do ano em diferentes regiões administrativas do DF. O objetivo é ampliar o acesso a cuidados odontológicos, promovendo mais dignidade e reduzindo desigualdades entre mulheres que enfrentam condições adversas.
Maria de Fátima, 60 anos, busca tratamento para problemas dentários e comemorou a chegada do serviço à sua comunidade: “Meu sorriso é meu cartão postal. Sou pessoa com deficiência e tenho uma doença grave, mas não deixo de sorrir. Hoje percebo que tenho dificuldade para me alimentar, sem contar que a boca também é uma porta de entrada para diversas doenças”.

Projeto pretende atender cerca de 7 mil mulheres até o fim do ano
O secretário-adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Lucimir Maia, ressalta que a ação vai além da saúde bucal, funcionando como um ponto de partida para a reconstrução da autoestima e do bem-estar das pacientes: “É um projeto voltado para mulheres que estão com a saúde física e a autoestima fragilizadas. Quando restauramos sorrisos, estamos resgatando uma mulher em situação de vulnerabilidade para que ela recupere a dignidade e a sensação de controle sobre a própria vida. Esse é um primeiro passo para a oferta de uma saúde integral”.
O programa, viabilizado por emendas do deputado federal Rafael Prudente, prevê a realização de mais de 19 mil procedimentos até o fim do ano. Além do Paranoá, as regiões de Itapoã, Sobradinho II e Planaltina também serão contempladas.
Como funcionam os atendimentos
Os serviços serão oferecidos em uma unidade móvel equipada com consultórios completos, contando com cirurgiões-dentistas, auxiliares, técnicos em saúde bucal e assistentes sociais. Entre os procedimentos disponíveis estão consultas odontológicas, radiografias, tratamento de canal, extrações e próteses dentárias.
Quem pode participar?
Para ser atendida, a paciente precisa:
→ Estar inscrita no CadÚnico;
→ Residir no Distrito Federal;
→ Apresentar RG, CPF e cartão do SUS no pré-agendamento.
*Com informações da SES-DF
Fonte: Agência Brasilia
-
Distrito Federal11 horas atrás
Cepav Flor do Cerrado promove conversa com estudantes da rede pública de ensino sobre violência
-
Política7 horas atrás
Lula pede “firme engajamento” do Japão na COP30
-
Goiás e Entorno7 horas atrás
Aluguel Social abre vagas em mais sete municípios
-
Mundo7 horas atrás
Palestino que ganhou Oscar é libertado por Israel após espancamentos