Distrito Federal
Obras nos viadutos da Asa Norte são vistoriadas por órgãos de fiscalização

Uma equipe da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão, vinculada ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), realizou, na última quarta-feira (3), uma inspeção nas obras dos viadutos 10 e 11, localizados após a saída do Buraco do Tatu, na SCN Q 2. O objetivo da visita foi acompanhar o progresso das intervenções e avaliar as condições reais das estruturas.
O procurador de Justiça Eduardo Sabo afirmou que, após a análise, ficou evidente que ambos os viadutos apresentavam desgaste significativo e problemas estruturais que exigiam ação imediata da Novacap.
O grupo foi acompanhado pela diretoria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e por representantes da empresa responsável pelas obras.
Fernando Leite, presidente da Novacap, destacou a importância da fiscalização: “A presença do MPDFT é fundamental para garantir que as obras sejam executadas corretamente e que os viadutos, que nunca passaram por reformas profundas desde a fundação de Brasília, estejam totalmente seguros para a população.”
O cronograma das obras precisou ser ajustado após a constatação de que os danos estavam em nível crítico, com risco de colapso, situação que só foi percebida após a interdição do trecho.
As intervenções começaram em setembro do ano passado, com a demolição de partes comprometidas e remoção do pavimento asfáltico. Durante o processo, foram abertas janelas de inspeção que permitiram análises detalhadas das estruturas. Entre os serviços estão a perfuração de fissuras, aplicação de argamassa epóxi e injeção de resina epóxi em vigas e lajes, reforçando a estabilidade dos viadutos.
Por motivos de segurança, o escoramento das estruturas foi antecipado, provocando ajustes no trânsito local, já que as alças de desvio ainda não estavam prontas. Um novo projeto de reforço estrutural já foi aprovado e aguarda análise de aditivo para autorização das próximas etapas. Com a modernização, os viadutos poderão suportar caminhões de até 45 toneladas, acima do limite anterior de 36 toneladas.
As obras são realizadas em área de difícil acesso, exigindo procedimentos manuais e detalhados. Por isso, não há uso de máquinas pesadas, evitando qualquer vibração que possa comprometer a estrutura.
As atividades acontecem de segunda a sábado, das 7h às 17h. Para reduzir os impactos no tráfego, foram criados desvios provisórios nas faixas laterais de gramado, reduzindo de três para duas faixas de rolamento em cada sentido.
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