Distrito Federal
Metodologia usada no Drenar DF evitou abertura de valas na cidade

- /www/wwwroot/amarildomota.blog.br/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 27
https://amarildomota.blog.br/wp-content/uploads/2025/03/Foto-Paulo-H.-Carvalho-2-1-scaled-1000x600.jpg&description=Metodologia usada no Drenar DF evitou abertura de valas na cidade', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
- Share
- Tweet /www/wwwroot/amarildomota.blog.br/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://amarildomota.blog.br/wp-content/uploads/2025/03/Foto-Paulo-H.-Carvalho-2-1-scaled-1000x600.jpg&description=Metodologia usada no Drenar DF evitou abertura de valas na cidade', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
O sistema de drenagem de Brasília passa por uma revolução subterrânea que ninguém vê. Com a técnica tunnel liner, o Drenar DF avança sem a necessidade de abrir valas ou interromper o trânsito, preservando o cotidiano dos moradores.
“Imagine abrir grandes valas no meio do Eixão Norte. Seria inviável. O Drenar DF é uma obra sem transtorno algum à população. Não tivemos nenhuma interrupção de trânsito, a não ser pelos caminhões que trafegam terra”, reforça o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho.

Mais de 100 poços de visita foram construídos para possibilitar a escavação de galerias sem transtorno à população | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Para que o transtorno não chegasse à superfície, foram construídos 108 poços de visita (PVs). As estruturas verticais possibilitaram a escavação das galerias, por onde passará a água captada pelo sistema de drenagem.
Além de beneficiar a população, o tunnel liner apresenta menos riscos aos colaboradores durante as obras, tendo um sistema de montagem que garante mais agilidade e produtividade. A cada 46 cm de solo escavado, chapas de aço curvadas são montadas para sustentar o túnel aberto – um serviço que se desenrola longe dos olhares de quem anda por Brasília.
Drenar DF
Com investimento de R$ 180 milhões, o Drenar DF duplica a capacidade de drenagem da Asa Norte sem modificar a rede existente, minimizando as enchentes recorrentes em todo o período de chuvas.
A rede de tubulação começa na altura da Arena BRB Mané Garrincha e vai até o Lago Paranoá, seguindo em paralelo às quadras da Asa Norte 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando a W3 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além das vias L2 e L4 Norte.
Fonte: Agência Brasilia
-
Esportes21 horas atrás
Basquete feminino: TV Brasil exibe Cerrado Basquete X Pontz São José
-
Destaques21 horas atrás
Polícia aponta triplo homicídio em caso de indígenas carbonizadas
-
Distrito Federal10 horas atrás
Aplicação de inseticida reforça combate à dengue na Feira no Guará
-
Goiás e Entorno6 horas atrás
Campanha de vacinação contra gripe tem início em Goiás