MENU

Distrito Federal

Governo Federal lança programa para impulsionar a alfabetização das criancas.

Amarildo Mota

Públicado

em

Foto/Roberta Aline/Assessoria de Comunicação/MDS

 

O novo programa de alfabetização na idade certa, lançado pelo governo federal em parceria com estados e municípios, recebeu um impulso de R$ 3 bilhões para sua implementação nos próximos quatro anos.

 

O programa foi lançado ontem(12/06), pelo Presidente Lula, durante evento no Palácio do Planalto com a participação do Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, o Ministro da Educação Camilo Santana, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência social, Família e Combate à Fome Wellington Dias, dentre outras autoridades.

 

O Programa do Compromisso Nacional da Criança  Alfabetizada tem como objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas  até o término do 2° ano do ensino fundamental. “A escola pública não atingiu ainda esse grau educacional que a gente entende que seja perfeito para o nosso povo. O que nós estamos tentando fazer é dar um outro passo para ver se a gente faz com que as crianças saiam do ensino fundamental altamente mais preparadas do que hoje”, pontuou o Presidente Lula.

 

O programa prevê a formação de professores, a produção de materiais didáticos e a aplicação de avaliações periódicas para medir o desempenho das crianças. Além disso, ele busca incentivar a participação das famílias no processo educacional, por meio de atividades de leitura e escrita em casa.

 

A alfabetização na idade certa é essencial para o desenvolvimento escolar das crianças e para a redução dos índices de repetência e evasão.“Neste Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, com a presença do presidente Lula, políticas inovadoras e destacadas para o Brasil, focadas especialmente nas crianças, foram lançadas. Neste caso, uma meta ousada de alfabetização na idade certa. Até o segundo ano do ensino fundamental, o Brasil alcançar as crianças com o domínio da leitura e da escrita. Isto é uma porta para reduzir a evasão, a repetência e, pela educação, a gente garantir oportunidade, qualidade de vida a quem mais precisa”, pontuou o Ministro Wellington Dias.

 

Estudos mostram que crianças que aprendem a ler e escrever adequadamente nos primeiros anos escolares têm mais chances de ter um desempenho satisfatório nas demais disciplinas.

 

Com esse  programa, o governo federal e os entes federativos esperam garantir a todos os alunos o direito à educação de qualidade e contribuir para a formação de cidadãos capazes de participar plenamente da vida em sociedade. “Essa política só vai ter sucesso e resultado se tiver a participação dos três entes federados, da sociedade, dos professores, todos têm um compromisso com a educação, com a alfabetização do nosso país”, pontuou o Ministro Camilo Santana.

 

Da Redação.

Continue Lendo

Em alta