Distrito Federal
A maioria dos principais índices de criminalidade têm diminuído no Distrito Federal.
Nos últimos anos, o Distrito Federal tem conseguido reduzir significativamente seus índices criminais em diversas áreas.
Graças a uma série de medidas de ação integrada entre as forças policiais, além da utilização de tecnologia e inteligência policial a criminalidade tem sido reduzida sensivelmente ao longo dos últimos anos com destaques aos crimes: homicidios; latrocínios; lesões corporais seguidas de mortes; roubos a transeuntes; em transportes coletivos; de veículos; comércios; residências e de objetos em interior de veículos, segundo dados da Secretaria de Segurança do DF.
Na contramão desses baixos índices criminais, temos um crescente índice nos casos de feminicídios no Distrito Federal que vem sendo combatido fortemente pelo GDF. Recentemente o Governador Ibaneis Rocha anunciou uma força-tarefa para combater novos casos de feminicídios.
Com a implementação de um centro de comando e controle integrado, as polícias Civil e Militar conseguem compartilhar informações em tempo real, possibilitando ações mais efetivas e precisas no combate ao crime.
Além disso, a modernização do sistema de videomonitoramento e a implementação de tecnologias de reconhecimento de placas de veículos têm sido cruciais para a identificação de criminosos e de veículos suspeitos de estar envolvidos em delitos.
A melhoria também atinge a gestão do sistema prisional, com medidas de humanização e reinserção social, através de programas de capacitação profissional e de oportunidades de trabalho para detentos.
Esses avanços têm sido reconhecidos em diversos âmbitos, como visto na redução dos casos de roubo a veículos, que caíram acentuadamente entre janeiro e Junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do DF.
A integração do trabalho, o investimento em tecnologia e a constante melhoria dos processos de gestão são, portanto, fatores essenciais para a redução dos índices criminais e para a garantia da segurança da população.
“De dez anos para cá, essa nova forma de gestão da segurança pública vem se aperfeiçoando e os resultados, consequentemente, sendo alcançados. Podemos afirmar que o DF tem, atualmente, um caminho delineado a seguir quando se trata de gestão de segurança pública que, naturalmente, deve ser constantemente reavaliada e ajustada”, pontuou o Secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar.
Da Redação.
-
Distrito Federal21 horas atrás
O Maior São João do Cerrado altera o trânsito em Ceilândia
-
Distrito Federal17 horas atrás
Hospital Regional de Santa Maria realiza cirurgia inédita de lesão plexo braquial
-
Brasil15 horas atrás
Regime de trabalho de terceirizados em órgãos federais é flexibilizado
-
Mundo15 horas atrás
Rio inunda capital do Vietnã e mortos por tufão chegam a 179