MENU

Brasil

Operação contra milícia busca cumprir 32 mandados de prisão no Rio

Amarildo Mota

Públicado

em

Uma operação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Polícia Civil, cumpre hoje (27) 32 mandados de prisão preventiva contra um grupo acusado de formar uma milícia em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A quadrilha teria um ex-policial militar como uma das lideranças e, entre os presos nesta manhã, estão dois PMs que recebiam propina para não coibir os crimes.

Batizada de Consagrado, a operação também visa cumprir 71 ordens de busca e apreensão. Os mandados foram emitidos pela 1ª Vara Especializada de Crime Organizado e pela Auditoria Militar.

Ainda não há um balanço parcial sobre as prisões e apreensões realizadas, e a operação segue em andamento. A ação é conduzida pelo  Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-RJ e pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense.

Homicídios

Ministério Público e Polícia Civil informam que o grupo investigado tomou o controle de atividades ilegais na região de Austin, em Nova Iguaçu, por meio de diversos homicídios.

Os milicianos passaram a controlar pontos de mototáxi, serviços clandestinos de TV e internet e até mesmo fornecimento de água e cestas básicas.

Além de homicídios, o grupo cometia roubos, extorsões, estelionatos e outros crimes com o objetivo de obter vantagens financeiras, incluindo a cobrança de uma “taxa de segurança” da população. 

O grupo também teria se unido a uma facção do tráfico de drogas para formar o que o MP-RJ e a Polícia Civil chamaram de “narcomilícia”.

Com o pagamento regular de propina a policiais militares lotados no Destacamento Policial Operacional (DPO) de Austin, a milícia conseguia liberdade para atuar sem ser reprimida. Dois policiais militares do DPO foram denunciados por organização criminosa e corrupção passiva.  

As investigações tiveram início em agosto de 2019, a partir de um duplo homicídio ocorrido em Austin, e uma denúncia sobre o caso já foi entregue à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Procurada pela Agência Brasil, a Polícia Militar confirmou que dois PMs estão entre os presos na operação de hoje, que contou com apoio da corregedoria da corporação. A Polícia Militar afirmou que “não compactua e pune com o máximo rigor desvios de conduta cometidos por seus membros”. 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Em alta